Inimigos da saúde bucal – Parte 4
Sexta, 18 de Setembro de 2015

Cigarro

Por mais que se fale que o cigarro é prejudicial à saúde, boa parte da população insiste nesse vício. No Brasil, aproximadamente 25 milhões de pessoas fumam, o que corresponde a 17% da população. Muitas pessoas fumam porque o cigarro representa símbolo de status, outras fumam porque o cigarro ajuda a manter o peso.
O cigarro põe em risco a saúde de forma geral, mas infelizmente a boca é a primeira afetada e, por consequência, a saúde dentária, pois a deterioração dos dentes torna-se previsível.
Como sabemos, a nicotina é um dos componentes determinantes do cigarro para os males do organismo, pois é acumulada na superfície dos dentes e causa o escurecimento deles.
De forma geral, o cigarro ou derivados como charutos e narguilé podem causar uma infinidade de doenças, mas as que afetam diretamente a boca e os dentes são: o câncer de boca, que pode manifestar-se de várias formas, localizando-se na mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e acoalho da boca. Outro problema sério é a doença periodontal, que nada mais é do que uma doença que prejudica o suporte ósseo do dente, tendo como consequência a perda precoce dos dentes, sangramentos gengivais e pode potencializar doenças já existentes em três vezes.
Outro fator é o desconfortável odor exalado pela boca de quem fuma, que além de tornar-se um incomodo para o fumante, também resulta em reações negativas das pessoas ao seu redor pois ninguém gosta de mau hálito, e quando ele é de cigarro ou derivados é ainda pior.
Existem várias técnicas e métodos que auxiliam para a redução da utilização do cigarro, porém poucos as buscam. E mais: as chances de um fumante desenvolver um câncer são mais de dez vezes maiores que as de pessoas não-fumantes.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 200 mil brasileiros morrem anualmente em decorrência do fumo, especialmente do cigarro. Não brinque com sua saúde! Procure usar seu tempo com hábitos saudáveis, diga não ao cigarro!

Comentários