Dentes desalinhados, o que fazer?
Sexta, 25 de Setembro de 2015

A Ortodontia é a especialidade responsável por deixar nossos dentes com uma mordida correta, e consequentemente uma estética mais favorável. Nos dias de hoje milhares de pessoas estão optando por este tipo de tratamento, sendo buscado pelo paciente principalmente em dentes tortos, porém não são utilizados apenas para esses casos.
Os dentes tortos e os problemas de mordida têm sua origem tanto em fatores hereditários (de antepassados com o mesmo problema) como em fatores ambientais. Os fatores hereditários respondem inclusive pelo apinhamento dental (dente em cima de outro), diastema (grandes espaços entre os dentes) e más oclusões (mordida incorreta). Outros fatores que contribuem para dentes tortos podem ser causados pelo hábito de chupar o dedo e bico enquanto criança ou até mesmo acidentes em geral.
Para corrigir as anomalias descritas utilizam-se aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis, também conhecidos por alinhadores dentários. Esses aparelhos exercem forças contínuas nos dentes a mover. O aparelho removível é facilmente retirado pelo paciente. Hoje em dia são mais usados os aparelhos fixos porque permitem um maior controle do plano de tratamento e, consequentemente, melhoram a sua eficácia. Em alguns casos o aparelho móvel é mais eficaz, o ortodontista está habilitado a decidir qual o indicado.
Existe uma infinidade de tipos de aparelhos e o seu dentista irá avaliar o caso de maneira criteriosa para o melhor tratamento, sendo que existem aparelhos de expansão óssea que seria a primeira fase, depois aparelhos dentais para correção dentária e o terceiro estágio é o da retenção, no qual, depois que o aparelho é removido, os dentes são monitorados por meio do uso de um retentor (fixo ou removível) para que os dentes não saiam da sua posição após tratamento.
Os cuidados com o aparelho são passados pelo seu dentista Ortodontista. Com relação à higiene utilizam-se escovas interdentais (especiais para aparelhos), além de bochechos, que são muito importantes para finalizar a limpeza. Tudo isso para contribui para a diminuição da retenção de placa bacteriana.
Sem dúvida, a idade aconselhada para iniciar a utilização de aparelho é a adolescência, a partir dos 12 ou 13 anos. Nessa idade já todos os dentes de leite foram substituídos pelos dentes permanentes e o objetivo é mais rapidamente atingido.
Em pacientes adultos também é possível realizar este tratamento, podendo demorar mai

Comentários