A atividade leiteira pode crescer mais na região
Sexta, 31 de Julho de 2015


As regiões de pequenas propriedades sempre passam por angústias quando o assunto são as escolhas das atividades para a agregação de renda. A fruticultura, a olericultura, a suinocultura, a avicultura, a atividade fumageira e a atividade leiteira são tradicionalmente opções que se consagram nas propriedades rurais e, há tempo, geram riquezas, sobretudo onde a mão de obra é predominantemente familiar. Dentro das características de cada uma, na região, a atividade leiteira tem papel importante e pode crescer mais. O leite é o produto número um que interessa a primeira vista, pois é o ingrediente para o queijo, o iogurte, o requeijão, a nata, o doce de leite e pode compor, com outros ingredientes, produtos diversos. Só os produtores de Frederico Westphalen comercializam mensalmente mais de 1.150.000 litros de leite. Quase todo esse produto viaja para outras regiões do país para ser industrializado. O produto por si agrega valor se comparado com as commodities, mas se transformado aqui poderia gerar mais riqueza.
Na atividade leiteira não é só o leite que gera renda, pois a cadeia é complexa e necessita de insumos, serviços, produtos, animais e tantos outros apoios envolvendo tanta gente tanto quanto na produção. A rede que se forma para o apoio da produção move a economia e contribui para a geração de riqueza desenvolvendo uma região. A necessidade de fornecedores de insumos para a alimentação dos animais, de fornecedores de vitaminas, minerais, medicamentos, materiais e produtos de higiene e limpeza, fornecedores de máquinas e equipamentos para a ordenha e conservação do leite, de máquinas e equipamentos para a implantação e manejo de pastagens, serviços de reprodução, serviços sanitários, transportes de natureza diversa, serviços de assistência técnica, indústria de rações, de equipamentos e entre outros. Se tudo isso pode mover uma região a ponto de contribuir para o seu desenvolvimento, quanto maior será a contribuição se houver o aumento das indústrias de transformação aqui! O produto elaborado, pronto para o mercado necessita também de uma rede de apoio até chegar ao consumidor, talvez tanto quanto ao da produção. Então, além de disponibilizar no mercado regional uma gama de produtos aqui elaborados, faz com que o dinheiro aqui produzido não vá para outras regiões e, sim circule na economia local. Talvez não tenhamos consumo para tudo o que possa ser produzido, mas temos a oportunidade de abastecermos o mercado local e enviarmos produtos de excelente qualidade para regiões de maior consumo, a exemplo das agroindústrias de suínos.
Temos na região alguns laticínios e algumas agroindústrias familiares de derivados de leite, mas temos espaço para muito mais. Para tanto, é necessário estímulo para os empreendedores, para os empresários que tem inclinação para este ramo de negócio.

Comentários