O show das máquinas, dos equipamentos e do leite nas Exposições
Sexta, 31 de Janeiro de 2014

Começaram as Feiras e Exposições na região. Sucesso absoluto pelo que mostram. São vitrines para os empresários e oportunidade de acesso à informação aos visitantes. É uma oportunidade excelente para reciclagem e para a formação de opinião acerca do que é necessário para as operações nas atividades agrícolas. Informações sobre o processo produtivo, sobre os mercados, sobre máquinas, equipamentos, genética, insumos, fertilizantes, nutrição animal e tantas outras áreas. 

As Feiras e Exposições dão foco para as principais atividades praticadas numa região como, por exemplo, a produção de grãos e a atividade leiteira no nosso caso e, apresentam apoios para a solução das necessidades que as famílias enfrentam nas propriedades, como a falta de mão de obra. Nestes quesitos notadamente a mecanização e a automação se apresentam como parte da solução para a mão de obra e contribuem para o aumento da produtividade. 

As empresas põem à mostra equipamentos e máquinas que são mais modernas, econômicas, confortáveis, potentes, versáteis e, sobretudo atrativas para serem operadas, além do público masculino tradicional, também pelas mulheres e os jovens.  Acrescidos dos atributos e características que uma máquina ou equipamento deve possuir para realizar um serviço é oportunizada ao público a interação com as novas tecnologias incorporadas como é o caso da tecnologia da informação nos tratores, nas colheitadeiras e nos equipamentos. Esta nova realidade vem exigindo que os agricultores dominem a informática. Em muitas propriedades onde esta habilidade não é o “chão” dos mais “velhos” o posto vem sendo ocupado pela juventude que é mais preparada neste item. O conforto dos comandos e a climatização das cabines que são dotadas para som a partir de CDs, DVDs, pen drives entre outros, estão atraindo também as mulheres para a operação das máquinas. Nas Feiras e Exposições as empresas estão se esmerando em apresentar modelos adaptados para as necessidades das propriedades da região e oportunizam encontros entre os empresários e os agricultores onde ambos interagem e estabelecem vínculos e fecham negócios.

Outra realidade fortemente focada nas Feiras e Exposições da região é a atividade leiteira. São apresentados equipamentos (resfriadores, ordenhadeiras) máquinas, insumos e sementes para alimentação animal (forrageiras e rações), medicamentos e produtos para sanidade e nutrição animal, inseminação artificial, exposição de animais de raças e características leiteiras e etc.. Realmente são oportunidades que o público tem de formar opinião e discutir com os empresários e técnicos a sua realidade e verificar o que é possível adotar para fazer frente as necessidades da propriedade. 

Contudo, outras áreas importantes também tem foco nas Feiras e Exposições como é o caso dos suínos, das aves, da fruticultura, da olericultura e também de outras atividades. Citei aqui o que chama a atenção como foco principal. 

 

Lauro Luiz Somavilla

Eng. Agr. M.Sc. Agronomia

Secretário Municipal da Agricultura

Tel. (55) 8404-5662

Email.: lalusoma@hotmail.com

Comentários