Expofred: impulso para o desenvolvimento regional
Sexta, 18 de Abril de 2014

Se aproxima a 18ª Edição da Expofred. Naturalmente, o trabalho é para que ela satisfaça as expectativas dos visitantes. Os envolvidos na organização buscam atrações inovadoras para que além de show, a Feira também seja motivadora do desenvolvimento local. Desenvolvimento, derivado dos radicais latinos “des” e “volver” que significam mudar a direção de dentro para fora. Já escrevi em outras oportunidades que as feiras e exposições servem para isso: motivar para o desenvolvimento. O slogan da Expofred 2014 remete para o desenvolvimento: “A Sua Feira Multissetorial”. Uma região se desenvolve quando são satisfeitos muitos setores. Acertadamente o slogan motiva para que o desenvolvimento seja endógeno. Sendo endógeno terá base sólida.

Chamo a atenção de um setor: o da Agricultura Familiar, que terá espaço dedicado na Expofred, pois além de estar alinhada às comemorações da ONU é a base da economia agrícola regional. Assim, haverá inúmeras atrações na exposição para que alimente o desenvolvimento deste importante segmento econômico.

Falarei de alguns, a começar pela via tecnológica do leite. Neste setor os visitantes encontrarão expostos animais de raças leiteiras (terneiras e novilhas), empresas de genética animal (inseminação artificial), equipamentos e máquinas para atividade leiteira, insumos, medicamentos, nutrientes e rações, laboratório de análises de leite, equipamentos de irrigação para pastagens, sistema de tratamento de dejetos com biodigestor e entre outros. Em setor próximo haverá a exposição de bovinos reprodutores e animais para corte. Haverá a exposição também de ovinos, caprinos, suínos e pequenos animais.

Contemplando ainda a agricultura familiar haverá empresas expondo equipamentos e sistemas para a hidroponia, a aquaponia (peixe e hortaliças), piscicultura, sistema de tratamento de efluentes para agroindústrias.

Grande atração será o salão da agricultura familiar com suas mais de 40 agroindústrias expondo produtos tais como conservas, doces, cristalizados, bolachas, panificados, embutidos, bebidas e tantos outros produtos das agroindústrias familiares. Neste salão haverá oficinas de corte e manipulação de carnes com o Sr. Marcelo Conceição (popular Bolinha). Bolinha fará demonstração de manipulação e cortes de carne bovina para pratos diversos dando também foco para a qualidade e origem da carne, genética, nutrição, manejo e outros cuidados necessários para que a carne tenha os atributos desejados pelos consumidores. Serão duas oficinas por dia, gratuitamente. As oficinas pretendem ser uma das grandes atrações do salão da agricultura familiar visto da importância que é para o setor, uma vez que a criação de gado de corte passa ser uma opção de renda nas pequenas propriedades rurais familiares. A Expofred será novamente um impulso para o desenvolvimento regional.

Comentários