Conhecimento e tecnologia das exposições
Sexta, 02 de Maio de 2014

Já tenho escrito sobre a importância das feiras e das exposições para disseminar conhecimento e tecnologia. Volto novamente a frisar este assunto pela importância e pela oportunidade. Pela importância, pois uma das formas de assimilação do conhecimento ocorre pela visualização do objeto. Aquilo que é novo, aquilo que me chama a atenção é melhor fixado na mente quando vejo. Então o conhecimento e a tecnologia “entram pelo olho”. Pela oportunidade, pois é agora e aqui na região. Agora está acontecendo uma das mais importantes exposições da região: a EXPOFRED. A oportunidade ocorre pela facilidade do encontro entre quem expõem e quem visita. Portanto, o conhecimento e a tecnologia estão oportunizados aos que frequentarem o Parque de Exposições Mons. Vitor Battistella. 

Mergulhado na organização da EXPOFRED posso afirmar que o visitante, especialmente o agricultor, quando sairá do Parque de Exposições terá opinião formada sobre uma diversidade de atividades. Tanto o agronegócio está presente como a agricultura familiar, que, aliás, terá espaço dedicado pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Chama a atenção à quantidade e a diversidade de máquinas, de equipamentos e de veículos expostos. Isto se constitui em indicativo de que a automação e a mecanização estão tomando o lugar do manual e do “braço”. Tanto a agricultura familiar quanto a agricultura empresarial está dando show. 

Na via tecnológica do leite os agricultores terão oportunidade de verificarem tecnologias para toda cadeia de produção, desde a genética animal através da inseminação artificial até a análise laboratorial do leite e o tratamento dos dejetos por biodigestores. Encontrarão expostos animais de raças leiteiras onde os profissionais que dão suporte aos criadores poderão informar os atributos de cada raça.

Além do gado de leite há expostos animais cujas raças têm aptidão para corte. Chamo a atenção que o gado de corte está tomando vulto na região e por isso merece dedicação cada vez maior. Fazem-se presente também, expositores de ovinos, de caprinos e de suínos cujos animais são expressão de raças nobres.

Tecnologias modernas como a irrigação para pequenos espaços, principalmente para a produção de forrageiras para gado de leite tem destaque. Pela importância do assunto vários expositores têm espaço dedicado. 

Tudo é oportuno e importante na Feira, mas para mim a vedete é o Salão da Agricultura Familiar onde tem mais de 40 espaços disponíveis para as agroindústrias familiares. A tecnologia e o conhecimento podem ser medidos pelos sabores dos produtos coloniais como os embutidos, as conservas, as compotas, os doces, os cristalizados, os sucos e assim por diante. Por isso, não temo em afirmar que a EXPOFRED é um espaço de conhecimento e de tecnologia. Vamos aproveitar esta oportunidade.

Comentários