Defesa Civil
Sexta, 21 de Novembro de 2014

Fiquei realmente feliz pela notícia da criação da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPEDEC 13), eis que era uma demanda de muitos anos. Lembro-me dos longos estudos os quais fizemos parte, junto ao Corede Médio Alto Uruguai, liderado pelo incansável professor doutor Edemar Girardi.

Sim, um dos melhores trabalhos em prol da região do Médio Alto Uruguai. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (2010). Um livro de cabeceira para todos os gestores que de alguma forma pensam em nosso desenvolvimento local.

Foram nove áreas temáticas desenvolvidas: Agropecuária e Agroindústria; Saúde; Educação; Segurança Pública; Infraestrutura; Indústria, Comércio e Serviços; Turismo; Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Gestão Pública.

Tivemos a honra de participar do grupo na área temática quatro, sobre a segurança pública, junto ao então comandante do 37º BPM, coronel Iguaraçú. Mostramos nossas potencialidades, nossas principais fraquezas, oportunidades e ameaças.

Foram elencados na Área Temática de Segurança Pública nove objetivos: 1. Curso de formação policial regionalizado (hoje cada vez mais solicitado pelos Prefeitos e Comandantes), 2. Integração das Forças Policiais (hoje vemos cada vez mais operações com forças federais e estaduais, pois os cidadãos não querem saber da cor da farda, ou se a instituição é civil ou militar, querem resposta). 3. Melhoramento das estruturas da sede da Brigada Militar, Delegacia de Polícia e Corpo de Bombeiros  (que infelizmente ainda não conseguimos resolver esta situação); 4. Policiamento Aéreo; 5. Criação de Videomonitoramento (que também já está em fase adiantada); 6. Manutenção PROERD nas escolas; 7. Regionalização dos órgãos por COREDES (acho que seria o ideal para o crescimento regional, como IGP - já está implementado também - , Coordenadorias); 8. Modificação da estrutura da Defesa Civil e criação de um plano de evacuação (tópico de nossa coluna) e 9 Criação de Bombeiros Mistos.

O plano estratégico confeccionado por técnicos e não políticos, mas com o intuito de desenvolver nossa região já está trazendo resultados. Isto que estou falando apenas da área de segurança pública. Fico feliz que independentemente de cores partidárias, de alguma forma um estudo científico e não empírico está auxiliando nossos gestores, e nossos representantes eleitos, na busca de uma melhora para todos nós.

Sempre digo, que cada evento, cada gestão sempre será melhor que a anterior, pois há um somatório e este somatório faz com que todos cresçamos juntos. A sede da Defesa Civil fará com que tenhamos um braço ao nosso lado, uma força estatal interagida e ambientalizada com nossas lideranças e características locais. Assim, naquele momento de dor e necessidade, o Estado estará presente efetivamente e de forma mais célere. Parabéns aos que efetivaram esta demanda. 

Aproveitando para pedir aos líderes regionais, para que agora possamos buscar o Colégio Tiradentes.

Parabéns a todos que de alguma forma arregaçam as mangas para o desenvolvimento regional, e quem trabalha de verdade não tem cor partidária, tem cor da nossa terra. E que todos continuem pensando no bem de todos, no bem comum.

Até semana que vem!

Comentários