PROERD
Sexta, 28 de Novembro de 2014

Alguns já conhecem. Outros já ouviram falar. Mas acredito que ainda são poucos aqueles que realmente têm a noção da dimensão deste Programa. Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O nosso querido PROERD, criado nos Estados Unidos em 1984.

Aproveito esta coluna, pois hoje temos mais uma formatura em Frederico Westphalen, no auditório da Escola Cardeal Roncalli, às 19h30, onde desde já todos estão convidados.

Tive a grande honra, de ter sido o primeiro instrutor PROERD de Frederico Westphalen, onde fiz meu curso no ano de 2000. Foram 12 anos ininterruptos, se unindo aos pais e professores, para ajudar na formação de nossas crianças. Mostrando a eles as situações de riscos, ensinando-os a fazer escolhas seguras e responsáveis, mostrando e preparando-os para pressões e tensões que a vida vai trazer a eles. 

Alertando que nem tudo é fácil e que terão decepções e desafios na vida e isso eles tem que usar para cada vez mais se fortalecer. Aprenderam a tomar decisões, ou seja, o Modelo de Decisão PROERD, onde que para cada situação devem definir, avaliar, atuar e depois analisar se tomaram as decisões corretas. Aprendem a ter um estilo de comunicação confiante, para fortalecer sua autoestima, conhecendo os prejuízos e os tipos de drogas ilícitas e lícitas.

Adoro este contato, mas por força do destino fiquei fora da sala de aula no ano de 2013 e, neste ano, consegui achar um tempo, mesmo servindo em Palmeira das Missões (que aliás, tem uma equipe fantástica também na sala de aula), para ministrar aula para as turmas do 5° ano do Afonso Pena. Tenho um motivo especial, minha filha Júlia disse: “Pai, você faz tudo pelos outros, deu PROERD mais de dez anos e agora que é minha vez, você não vai dar para mim?”

Ela tinha razão e, por isso, mesmo não estando no 37° BPM, entrei para a sala de aula pela última vez, e quero agradecer primeiro ao comando do 37° BPM, major Alexandre, pela autorização e pelo comando do 39° BPM, major Gerson, por ter me liberado.

Mas preciso fazer uma homenagem especial a soldado Aline do 37° BPM, uma das coordenadoras do PROERD, pelo apoio, dedicação e por ter inserido nossa turma junto a todas as outras que irão se formar nesta noite. Só quem assiste a uma formatura do PROERD pode realmente ter noção do poder da prevenção, do poder do bem e do poder de fazer o melhor.

Até semana que vem!

Comentários