Adeus!
Sexta, 10 de Abril de 2015

Tive a honra desta semana de assumir uma função na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos em Porto Alegre. Tudo novo. De novo. Trânsito enlouquecedor. Qualquer horário, qualquer dia. Tudo trancado. Você fica preso por horas. Mas, uma nova fase em minha vida.

Depois de vários anos em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, de volta a Porto Alegre. Local onde comecei minha carreira na Academia de Polícia Militar, em 1991. Não sabemos o período que vamos permanecer, mas estamos dedicando nosso tempo para um novo aprendizado e representar nossa região.

A mudança sempre é salutar em nossa carreira. Desafios são importantes para que testemos nossas habilidades, para que possamos de alguma forma mostrar para nós mesmos que estamos prontos para novas missões.

Mas a saudade bate forte! Da família, principalmente. Saudades das brigas das meninas. Saudades dos compromissos familiares, como buscar filhas na escola, levar na patinação, passar no mercado. Tudo rápido e que não dá tempo, muitas vezes, de esquentar o motor do carro.

Saudades dos amigos. Saudades das caminhadas. Mas na vida, nada vem por acaso. Nada cai no seu colo de graça. Muitas vezes não podemos conciliar nossa vida profissional com a cidade que amamos. Por isso, muita perseverança e serenidade.

Estou adorando minha nova função. Gente nova. Desafios novos. Beira-Rio perto (risos). A saudade bate, mas tenho medo de gostar demais e ter que buscar minha família. Puxa vida. Vamos ver.

A saudade é tão grande, quanto ao prazer da nova função. Estou feliz, mas com o coração na mão. A saudade bate sempre. Às vezes lembro que não achamos estacionamento em Frederico e olho pro lado aqui na capital e dou risada. 

Saudades sempre. Mas o problema é o adeus semanal. Meu pai, aliás, escreveu sobre isso: “Adeus, adeus, adeus, cinco letras que choram num soluço de dor. Adeus, adeus, adeus, quem parte tem os olhos rasos d'água por se despedir de alguém. Quem ficou também chora com o coração penando, querendo partir também”.

Até semana que vem!

Comentários