O sonho do Colégio Tiradentes continua!
Sexta, 07 de Agosto de 2015

Fiquei muito orgulhoso ao ver a notícia de que o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí, segundo o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ficou em 12º lugar entre todas as escolas públicas e particulares do RS, ficando em primeiro em 1º lugar entre as escolas estaduais do RS.
Sou apaixonado pelo Colégio Tiradentes desde 1988, quando ingressei, e sou testemunha que a disciplina faz a diferença. Sempre digo que o Colégio Tiradentes é diferenciado por isso.
Não vou desistir de ver um Colégio Tiradentes em nossa Região. Não é de agora que levantamos esta bandeira. Nossa região merece. Os jovens merecem esse educandário diferenciado. Não melhor ou pior que as outras, mas diferente.
Há sete Colégios Tiradentes no Estado (Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, São Gabriel, Ijuí e Santo Ângelo), e acredito que na nossa grande região de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Três Passos ainda comporta uma Unidade pela distância e situação geográfica.
Somos sabedores das dificuldades do Estado e a crise financeira em que se encontra, mas, no momento certo, tenho a convicção de que se unirmos os esforços conseguiremos esta conquista e com certeza teremos resultados em curto prazo, pois a unidade de Ijuí nasceu apenas em 2009 e já desponta no cenário educacional.
Que bom que nossos filhos possam ter uma nova opção. Uma opção alternativa. É uma opção forte para a grande disputa para a Universidade.
Os alunos do Colégio Tiradentes além do currículo normal, possuem atividades extra classe que demandam um envolvimento escolar em tempo integral e que possui normas especificas como fardamento e corte de cabelo.
Os jovens antes de entrar na sala de aula, entram em forma, ou seja, fazem filas organizados para adentrarem de forma ordeira e disciplinada. No momento que o professor, que é do quadro público Estadual, ingressa na sala de aula todos ficam de pé, aguardando que o mestre agradeça e autorize-os a sentar.
Sugiro que a Escola seja em Frederico Westphalen, pois se encontra centralizada entre Palmeira das Missões e Três Passos, ficando distante 200km das escola de Passo Fundo e 170km da escola de Ijuí.
O que precisa para instalar? Um decreto do senhor governador do Estado criando a unidade. Este é o primeiro passo. Depois o Poder Público Municipal apoiar com instalações ou terreno (já houve manifestação do Poder Público Municipal de Frederico Westphalen nesse sentido). Após esta fase, a Brigada Militar deverá ceder um efetivo, em torno de 16 policiais, para gerenciar a escola e a Secretaria de Educação cede os professores.
Desde já, aqueles que quiserem apoiar esta ideia juntem-se a todos aqueles que sonham como eu, e nos ajudem. Recebemos a promessa do ex-deputado federal e presidente do PSB Estadual, Beto Albuquerque, de que, logo que possível, vai liderar um visita ao senhor governador para levar este pleito.

Até semana que vem!

Comentários