UBUNTU!
Sexta, 18 de Setembro de 2015

Nesta semana recebi um vídeo em uma rede social, lida por uma pessoa que tinha o nome de Thiago Rodrigo, que dizia o seguinte: “Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana, quando ao final dos trabalhos propôs uma brincadeira às crianças da região.
Colocou um cesto cheio de doces embaixo de uma árvore e propôs uma corrida. Disse: - Olha! Quem chegar primeiro leva o cesto! As crianças se alinharam prontas pra correr. Então ele disse já! De imediato, todas deram as mãos e correram juntas até a árvore. Pegaram o cesto juntas, comemoram juntas.
O antropólogo olhou curioso para aquela situação, uma das crianças olhou de volta e disse: - Ubuntu tio! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras iriam ficar tristes.”
UBUNTU é uma palavra que significa uma filosofia e uma ética antiga africana que significa: sou quem sou porque somos todos nós. Uma pessoa com Ubuntu tem consciência de que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado. Ela sabe que o mundo não é uma ilha. Ela precisa dos outros para ser ela mesma.
Ubuntu fala de respeito básico pelos outros. Ubuntu é compaixão, partilha, empatia. Ubuntu diz que ser humano é ser com os outros e ser com os outros deve ser tudo. Deus é três. Mesmo sendo um só, Deus consegue ter comunhão plena. Como disse Ricardo Barbosa, “Deus é uma eterna comunhão de três pessoas divinas”.
Jesus orou um dia dizendo: - Pai eu oro para que eles sejam um, assim como eu e tu somos um.
Esse conceito de unidade, de pluralidade única. De sermos indivíduos unitários, mas plurais ao mesmo tempo, é algo que me chama muita atenção em Jesus. As pessoas olham muito para o fato de Jesus andar sobre as águas, multiplicar pães e peixes, MAS assim como ele demonstrava poder e autoridade nesses atos, chama mais atenção a compaixão. O fato de Jesus chorar a morte de um amigo como Lázaro, o fato de, certamente, Jesus lacrimejar ao ver mulheres sendo arrastadas pelas calçadas, prostitutas sendo arrastadas para serem apedrejadas. Isso sim mostra compaixão.
Mostra esse espírito Ubuntu. Esse espírito caridoso, misericordioso da parte de Jesus para com as pessoas.
Acredito inclusive que Jesus se importa com as pessoas, Deus se importa justamente por um único motivo de nos ensinar que nós, seres humanos, DEVEMOS NOS IMPORTAR uns com os outros.
Ninguém é feliz sozinho, ninguém brinca sozinho, ninguém joga bola sozinho, ninguém nasce sozinho, ninguém faz amor sozinho, ninguém é igreja sozinho, ninguém vai pro céu sozinho.
Gente precisa de gente pra ser Gente. Quanto mais dedicado a gentes, mais gente você será.
Enxergue o outro, conecte-se com gente, faça alguma coisa por alguém. Ninguém é alguém sem outro alguém. Somos seres únicos, mas fomos feitos para viver coletivamente.
Deve ser por isso que na oração Jesus nos ensina quando Ele diz que o PAI É NOSSO, quando Ele diz que o PÃO É NOSSO. Quando pede livramento Ele diz: Livra-nos e diz que vem o Teu reino a nós.
Você precisa, para ser gente, estar diretamente ligado com vínculo de amor, amizade e de afeto com outra gente.
UBUNTU PRA VOCÊ.

Até semana que vem!

Comentários