Profissão de Tudo!
Sexta, 16 de Outubro de 2015

Médico. Policial. Juiz. Bombeiro. Assistente Social. Conselheiro Tutelar. Mãe. Avó. Pai. Psicólogo. Enfermeiro. Promotor. Político. Malabarista. Palhaço. Animador. Curandeiro. Educador. Padrinho. Economista. Padre. Pastor.
Simpático. Disciplinado. Organizado. Pontual. Religioso.
Nossa!! Quantas profissões, características e papéis sociais de uma comunidade elencados acima. Vamos discutir suas competências e atribuições? Quem é mais bem remunerado? Quais tarefas e profissões são mais difíceis ou que exigem mais tempo? Qual contribuição de cada um para a nossa sociedade? Será essa a ideia?
Não!!!!
Porque não vou falar das diversas atribuições e missões que temos na sociedade.
Não vou falar das missões e o objetivo de cada uma. Na verdade, vou falar de uma profissão. Aquela que, a meu ver, consegue de forma exclusiva abranger a todas elas. Consegue de forma direta e decisiva ingressar na criança, no jovem e no adulto através do aprendizado.
O nosso PROFESSOR!!!!!! A PROFISSÃO DE TUDO. Não tem o campeão de tudo? Por que não a profissão de tudo? Aquele homem e mulher que se dedica a ensinar. Mas se fosse simples ensinar, seria mais fácil.
As dificuldades são imensas. Salários aquém do que merecem. Difícil acesso. Dificuldades do dia a dia, onde muitas vezes na sala de aula temos alunos com fome, deprimidos, esquecidos e violentados por uma sociedade devastadora e ceifada da ética, do caráter e dos bons costumes.
Agem muitas vezes em verdadeiros campos de guerra. No meio de uma violência sem fim. No meio de uma comunidade desprovida de direitos e comandada pelo crime. O professor lida com estudantes que vislumbram um futuro melhor e que muitas vezes a única palavra de esperança é o próprio professor. Em outras, são esculachados por alunos burgueses que debocham e desrespeitam sua autoridade, pois em suas casas há uma escassez de humildade, compreensão e respeito pelas pessoas, onde o ter é mais importante que o saber.
Não vejo outros com tanta doação, amor e vontade; que aprendamos. Que sejamos pessoas boas e preparadas para as infinitas profissões. Uma vez que sua PROFISSÃO DE TUDO sabe que não adianta apenas ensinar, tem que ser TUDO, pois muitas vezes é apenas na sala de aula que terão essa oportunidade.
Ontem foi seu dia. Meu reconhecimento e parabéns.

Até semana que vem.

Comentários