O poder do elogio
Sexta, 30 de Janeiro de 2015

Nesta coluna vou discorrer um pouco sobre uma das grandes virtudes do ser humano, que na grande maioria das vezes acaba ficando de lado, que é a virtude de elogiar, de reconhecer no nosso semelhante suas habilidades e competências e elogiar. Sim, elogiar, reconhecer que a pessoa fez algo certo e que é digno de elogio. Quantos elogios você recebe diariamente? Em casa? No trabalho? No convívio social? E quantos elogios você dá diariamente? Você costuma elogiar as pessoas que trabalham com você? Sim? Não? Porque? Por medo? Vaidade? Falta de humildade?
Esses são alguns dos motivos que nos fazem deixar de lado uma das grandes virtudes do ser humano que é a capacidade de elogiar, de reconhecer nas pessoas que estão ao nosso lado seus talentos, sua dedicação e empenho em fazer as coisas certas e bem feitas. Quantas vezes você já elogiou a comida que sua mãe ou sua empregada fez para você? Quantas vezes você elogiou uma atitude correta de seu filho(a)? Marido(a)? De seus colegas de trabalho? De seus funcionários?
Já ouvi alguns proprietários de estabelecimentos comerciais dizendo que: “se elogiar meus funcionários no outro dia eles vão estar aqui pedindo aumento.” Será que é mesmo assim? Você também tem essa mentalidade? Recentemente foi realizada uma pesquisa pela Catho com 53.600 profissionais, na qual objetivava medir o índice de satisfação das pessoas com o emprego atual e o que as mesmas julgavam importante ter no ambiente de trabalho, tendo sido apontado os três Rs da satisfação, nesta ordem: 1° Relações; 2° Reconhecimento e 3° Remuneração. Percebe-se que cada vez mais as pessoas buscam estar em lugares onde existe o reconhecimento, a valorização, onde as pessoas saibam elogiar e reconhecer as pequenas e grandes coisas que são feitas diariamente. Todos nós seres humanos gostamos de receber elogios, tanto vindo dos nossos chefes ou superiores, como vindo de amigos, familiares e esposos (as), namorados (as).
Que possamos começar a exercitar mais essa tão importante virtude e qualidade que é de elogiar, reconhecer as coisas boas que são feitas pelas pessoas diariamente e que possamos deixar de lado a outra “virtude”/defeito que é de criticar apenas por criticar. Que possamos nos inspirar na excelente frase de Roberto Shinyashiki a qual nos diz que: “Elogiar com sinceridade é admirar a capacidade do outro e aumentar sua autoconfiança”. Que realmente possamos aos poucos ir exercitando essa tão bela virtude e lembre-se de outra extraordinária frase do Roberto Shinyashiki. “Aplaudir alguém é abraçá-lo com sua admiração”.
Sucesso a todos e ótima semana, que possamos receber e dar elogios a quem realmente merece o nosso reconhecimento.

Comentários