Os segredos dos líderes campeões
Sexta, 20 de Março de 2015

Nesta coluna vou me utilizar de um excelente artigo escrito pelo renomado escritor Roberto Shinyashiki, o qual discorre sobre quais são os segredos dos líderes campeões. Ele inicia dizendo que: “Existe uma grande verdade hoje no meio profissional: faltam líderes no mercado. Porém, mais grave do que isso é o fato de que muitos líderes não estão preparados para liderar. É muito simples perceber quando uma empresa não tem um bom líder: neste caso, a qualidade dos resultados apresentados fica muito abaixo do que se poderia desejar. Mas, o que define um bom líder? Em mais de 30 anos trabalhando com lideranças e empresas, percebi que há quatro competências imprescindíveis, que fazem os líderes campeões:

1- Ter uma obsessão criativa

O líder precisa ser obsessivo em sua missão, assim como era Steve Jobs ao criar produtos sensacionais, ou Nelson Mandela ao trabalhar para unir a África do Sul, ou ainda o Betinho, se propondo a acabar com a fome no Brasil.

A maioria das pessoas se contenta em fazer apenas o máximo possível. Os verdadeiros líderes fazem tudo o que precisa ser feito para chegar ao seu objetivo.

2- Criar um ambiente produtivo

No Japão, ouvi de um professor de Administração de Empresas: “Quando vocês forem comprar uma empresa, antes visitem três lugares: a fábrica, o refeitório e o banheiro dos empregados”. E ele tinha razão. A empresa tem de criar um ambiente físico e afetivo adequado para as pessoas darem o máximo de si em seu trabalho. Um líder campeão sabe criar um lugar onde as pessoas tenham prazer de fazer bem feito tudo o que é preciso.

3- Respeitar o código de honra

Uma das coisas mais importantes de uma organização: a palavra do líder tem que valer.

O líder de verdade sabe criar na equipe um comprometimento e o respeito ao código de honra da empresa, de modo que todos saibam o que vai acontecer. E, principalmente, ele dá o exemplo. Porque sabe que, se não seguir as regras que ele mesmo prega, ninguém mais vai respeitá-las.

4- Conquistar aliados poderosos

Líderes verdadeiros têm aliados muito fortes. Eles sabem que não se ganha uma guerra sozinho e por isso formam alianças poderosas. Em especial, criam alianças fortes dentro da própria equipe. Em um mercado com escassez de liderança, um líder campeão faz toda a diferença. Pense sobre isso. Como você exercita essas competências na sua posição de líder?”.

Que essas quatro preciosas dicas possam nos impulsionar a sermos verdadeiros líderes de sucesso na nossa vida pessoal e profissional. 

Sucesso a todos.

Comentários