Café para comemorar!!!!!!!!!!
Sexta, 05 de Junho de 2015

Reunir amigos, parceiros, colegas, ex-colegas, assistidos, imprensa escrita e falada e comunidade em geral, foi o propósito do Café Solidário organizado pelos colegas dos 492 escritórios da Emater/Ascar nos 494 municípios do Rio Grande do Sul que são atendidos pela Emater. Como é bom poder celebrar, comemorar, reviver a história de um trabalho feito por várias mãos em prol do bem comum de um público, por muitos, excluídos que são os agricultores familiares.
Assim foi a manhã fria do dia 2 de junho, em todo o Rio Grande do Sul, pois simultaneamente, os 492 escritórios celebraram os 60 anos de extensão rural, oferecendo aos convidados um café com produtos oriundos das agroindústrias familiares e de agricultores assistidos pelo trabalho dos extensionistas da Emater que diariamente levam ao homem do campo informações, conhecimentos e novas tecnologias para auxiliar no trabalho diário de organizar, planejar e ver na propriedade rural uma alternativa de renda e desenvolvimento.
Como é bom poder apresentar e oferecer aos convidados produtos de qualidade, fresquinhos, com cheirinho da casa da vovó, que nos remete ao passado e nos enche de saudade e recordações das comidas típicas que comíamos na casa da nona. Esses produtos podem ser encontrados diretamente nas agroindústrias, nos pontos de vendas e nas feiras específicas da agricultura familiar em diversos municípios. Você conhece as nossas agroindústrias familiares da região? Você costuma consumir tais produtos? Sim? Não? Porque? Você sabe valorizar, prestigiar e consumir produtos típicos da região?
Nós somos pessoas privilegiadas em viver em uma região essencialmente agrícola e podermos consumir produtos vindos diretamente da fonte produtora, que são os nossos agricultores, de conhecermos quem planta, quem produz e processa os alimentos que podem ser colocados nas nossas mesas diariamente, e que muitas vezes não damos o devido valor. É só observarmos as pessoas que vivem em grandes aglomerados urbanos, quando conseguem ter acesso a produtos oriundos da agricultura familiar, pagam preços elevados para conseguir algum produto produzido pelas agroindústrias familiares e pelos agricultores familiares.
Poder celebrar 60 anos, recordando alguns tropeços e todos os avanços conseguidos no decorrer destes 60 anos de existência é muito bom, que possamos comemorar sempre pelo belo trabalho feito e desenvolvido pelos extensionistas da grande família Emater e que a comunidade como um todo, possa dar preferência aos produtos produzidos na região e consumir produtos mais saudáveis, fresquinhos e típicos da região. E que possamos, realizar muitos outros cafés para comemorar e celebrar as coisas boas em nossa vida.
Abraços a todos e até semana que vem.

Comentários