Lições do Outono
Sexta, 12 de Junho de 2015

Nesta coluna, vou me utilizar de um excelente texto escrito pelo professor Luiz Marins, o qual discorre sobre as lições do outono, as quais podemos implementar em nossas vidas. Ele inicia dizendo que: “.... no outono a natureza se prepara para a chegada do inverno. Como o sol diminui de intensidade, as árvores deixam as folhas caírem para economizar energia e ter mais força para enfrentar o inverno que preparará a primavera quando tudo renascerá. O outono é uma estação quieta, calma, sábia. Tudo se acalma na natureza. Das tardes claras, com muitos dias de céu azul emanam uma paz que nenhuma outra estação parece ter. Até os animais começam a se acomodar e a se preparar para o frio que virá com noites longas e dias curtos que caracterizam o inverno. Que lições podemos tirar do outono? Em primeiro lugar, deixe suas velhas folhas caírem. Esqueça as mágoas do passado, perdoe quem você sabe que deve perdoar e também aproveite para se perdoar e pedir perdão. 

Há pessoas que ficam agarradas às suas velhas folhas e com isso não permitem que novas folhas apareçam na primavera pois seus galhos estão todos ocupados com as velhas. Livre-se das culpas que formam boa parte das velhas folhas. Sem elas você estará mais apto a enfrentar qualquer inverno e renascer na primavera. Em segundo lugar, aproveite o outono para pensar, cuidar, planejar. Pensar nas coisas essenciais da vida: onde coloco minha inteligência e minha vontade? Quais são meus valores? O que quero da vida? Qual será o meu legado? Cuidar das pessoas que ama, lembrando que amor é também ato de vontade. É querer fazer o outro feliz. Cuidar é se dedicar para que o outro cresça, encontre seus dons e os desenvolva. Sou confiável? Ajudo? Participo? Estou presente? Cuido das pessoas com quem convivo? Planejar a vida para enfrentar os invernos que por certo todos nós teremos. Estou pronto para o inverno? Sou previdente? Uso meus recursos com moderação? Em terceiro lugar, aproveite para curtir o outono. 

Aprecie as lindas tardes, o clima ameno, a brisa suave e então, pense em se tornar mais gentil, mais polido, mais amigo, mais humano, menos máquina. Aproveite a calma do outono, onde o ritmo da natureza diminui para também parar de correr sem pensar, para rever sua falta de paciência, suas urgências sem sentido, seu estopim curto, sua irritação com pequenas coisas. No outono, vale o ditado latino - festina lente - “apressa-te devagar”. Faça tudo com mais calma, com mais sentimento de fazer, com mais foco. Aproveite também para fazer algum curso novo, ler um novo livro, enfim, se preparar melhor para o futuro como o outono se prepara para o inverno. Assim, o outono nos traz lições importantes para nosso crescimento pessoal e profissional. “Ele nos educa a planejar, a nos preparar, a nos livrar das velhas folhas e enfrentar as dificuldades do inverno para que estejamos aptos a renascer na nossa primavera”. Que possamos nos espelhar nos belos exemplos desta tão linda estação do ano e implementa-las em nossas vidas. Sucesso a todos e até semana que vem. 

Comentários