Seis dicas para ativar sua criatividade
Sexta, 31 de Julho de 2015

Nesta coluna vou me utilizar de um artigo publicado no site administradores.com, discorrendo sobre criatividade, no qual a escritora Juliana Garcia diz que: “Uma das qualidades mais desejadas na atualidade, a criatividade, acabou ganhando ares de mistério como se fosse um dom para poucos gênios, mas é simples, muito simples.
Ela é a capacidade de criar, de trazer algo novo ao mundo: novas formas, soluções, inspirações, cores, novos caminhos e jeitos de ver. Pode estar presente em grandes trabalhos ou num modo diferente que você organiza as coisas, numa grande descoberta ou nas pequenas mudanças que conseguimos inventar. A criatividade é elemento essencial para a vida, não só para quem trabalha diretamente com o exercício criativo, mas também para gerar novas ideias, colocar novos planos em ação, lidar melhor com os desafios. É ou não é? Então, aqui vão algumas dicas para alimentar a sua criatividade no dia a dia: 1. Saia do lugar comum - O que a criatividade mais ama? Realizar o incomum! Para criar algo novo é preciso sair da zona de conforto. Permita-se conhecer novos lugares, novas pessoas, outros olhares. Beba em outras fontes: visite blogs que tratem de assuntos diferentes do que você costuma ler, participe de eventos culturais, tente outras formas de fazer as mesmas coisas. Experimente! 2. Relaxe a mente - Tem horas em que ficar martelando na mesma ideia nos rouba mesmo a inspiração para criar. Faça pausas e seu cérebro agradecerá! Tome um chá, folheie uma revista, converse. Deixe a mente respirar um pouco, depois você vai retornar com muito mais energia.
3. O bom e velho caderninho - Tenha um caderninho sempre à mão e registre o que quer que passe pela sua cabeça. Trechos de poemas, uma música, o título de um livro, um lembrete. Mais adiante, esse caderno pode ser um tesouro de referências para você consultar quando der um branco. 4. Não copie, inspire-se - Não tem coisa mais frustrante para a criatividade do que você sair copiando o que já foi feito por aí. Tudo bem, num mundo com tanta variedade e tanta informação é difícil “inventar a roda” todos os dias, porém… Copiar, além de desrespeitar a obra alheia, abafa o seu processo criativo. Inspirar-se? Sim. Para construir algo novo a partir disso. Topa o desafio? 5. Crie por meios diversos - Coloque a criatividade para trabalhar em mais campos de sua vida e em atividades diferentes daquilo que já é rotineiro para você. Escreva, dance, pinte, cozinhe, cante, enfim. Envolva sua vida num clima de exercício criativo, assim você não vai enferrujar! 6. Olhar de criança - Sabe aquela curiosidade das crianças? Observe desconhecidos, pergunte mais, imagine como seria se você fizesse de outro jeito. Com esse olhar é que a gente abre espaço para o novo entrar. Comece a exercitar agora mesmo e mantenha a luz da criatividade acesa! Não deixe para depois, comece hoje. Prontidão é um dos principais combustíveis para a energia criativa.” Que possamos a cada dia sermos mais criativos e dinâmicos no mercado. Sucesso e até semana que vem.

Comentários