As inúmeras portas da vida
Sexta, 28 de Agosto de 2015

Você já parou para pensar que a nossa vida pode ser comparada com uma porta que pode estar aberta, fechada ou então que está necessitando da chave certa para conseguirmos abri-la? Nesta coluna vou discorrer um pouco sobre as portas que abrimos ou deixamos de abrir em nossa vida diariamente. Somente nós somos os responsáveis e temos a chave para abrir uma porta, fechar outra porta e dar um novo rumo ou direção em nossa vida. Vou utilizar-me de um texto maravilhoso escrito pelo grande escritor Içami Tiba, no qual ele expõe o seguinte: “Se você encontrar uma porta à sua frente pode abri-la ou não. Se você abrir a porta, pode ou não entrar em uma nova sala.
Para entrar, você vai ter de vencer a dúvida, o titubeio ou o medo. Se você venceu, dá um grande passo: nesta sala, vive-se. Mas tem um preço: inúmeras outras portas que você descobre. O grande segredo é saber: quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa: ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é humildade: se a vida já comprovou o que é ruim, para que insistir? A humildade dá a sabedoria de aprender e crescer também com os erros alheios. A vida é generosa: a cada sala em que se vive, descobrem-se outras tantas portas.
A vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida pode ser também dura e severa: não ultrapassando a porta, você terá sempre essa mesma porta pela frente. É a cinzenta monotonia perante o arco-íris. É a repetição perante a criação. É a estagnação da vida. Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens..." E você também tem essa percepção apresentada por Içami Tiba sobre a vida? Sim? Não? Por quê? E aí, você diariamente está abrindo novas portas ou fechando as que já conseguiu abrir? Está conseguindo encontrar a chave certa para abrir a porta da felicidade? A porta da realização pessoal e profissional? Está buscando ajuda quando necessário? Por quê? Muitas portas que encontramos no decorrer da nossa vida para serem abertas necessitam de ajuda, de apoio, do trabalho em equipe, da parceria, da soma de esforços e, acima de tudo, de humildade para reconhecermos que sozinhos não vamos conseguir abrir ou empurrar aquela porta que nos leva a um caminho maravilhoso, cheio de surpresas e realizações. E você, está disposto a fechar algumas portas de sua vida para partir em busca de novas portas que os levam a caminhos diferentes, desafiadores e instigantes? Lembre-se: as portas aparecem em nossa vida diariamente, só depende das nossas atitudes em abri-las, fechá-las, abandoná-las e partir para novas portas. Sucesso a todos e até semana que vem.

Comentários