O que faz de alguém um grande empreendedor?
Sexta, 02 de Outubro de 2015

Nesta coluna vou discorrer um pouco sobre essa habilidade que é o espírito empreendedor. Peter Drucker diz que o espírito empreendedor não é algo sobrenatural para o qual só alguns têm a chave. Pelo contrário. O tão falado “segredo” do sucesso no empreendedorismo muitas vezes não é nem um segredo, mas um conjunto de atitudes e posturas que levam o profissional a se consolidar no mercado. Jerônimo Mendes, autor, professor e palestrante, fala sobre as características essenciais para o empreendedor consolidar seu negócio e alcançar o patamar desejado no mercado. Ele diz que ninguém nasce empreendedor. Felizmente, as habilidades e capacidades essenciais para se ter sucesso empreendendo podem ser aprendidas com esforço, dedicação, persistência e inteligência emocional. Jerônimo Mendes aponta quatro fatores como fundamentais para a cultivação do espírito empreendedor e construção de uma carreira sólida e bem-sucedida, os quais são:

1. Escolhas: “Não deixe a vida te levar”, diz Mendes. A vida é feita de escolhas e a forma como ponderamos as coisas para a tomada de decisões pode nos levar para perto ou longe do sucesso. Tomar controle das decisões mais importantes e dos caminhos aos quais elas levam é a forma de evitar chegar ao final da vida dizendo “eu poderia ter feito mais”. Enquanto há tempo, não há vergonha em reavaliar e mudar a rota da carreira, do negócio, da vida, para vencer as frustrações e não sofrer com arrependimentos no futuro.

2. Propósito: Se o objetivo do negócio é somente ganhar dinheiro, dificilmente ele se consolidará no mercado, segundo Mendes. Ao empreender, o propósito da empresa é o que move o profissional para frente, é o que lhe motiva, o que lhe estimula a depositar tempo e energia, é o próprio sonho. É fundamental, portanto, que esse propósito seja bem definido, pois o seu cumprimento é o que vai trazer um senso de plenitude, realização e contribuição, pois sem um propósito para o qual trabalhar, um propósito real e que motive o profissional, não se chegará a lugar nenhum.

3. Persistência: Está disposto a pagar o preço? É a pergunta de Jerônimo Mendes. O autor é categórico ao dizer que empreender tem ônus e bônus, e para ter sucesso nesse caminho não basta saber gerar e lidar bem com o bônus, mas principalmente com o custo dele. Está disposto a enfrentar a concorrência? A não deixar o cansaço impedir que você chegue na oportunidade? A ir até o fim? O conhecimento técnico pode ser adquirido, produtos e ideias podem ser encontrados em várias empresas, mas um dos diferenciais mais importantes do empreendedor de sucesso é o trabalho e a capacidade de não desistir. O grande empreendedor pode até deixar uma coisa de lado temporariamente para alcançar frutos maiores no futuro, mas ele jamais deixa de ter objetivos pelos quais trabalha e luta.

4. Excelência: Em nível pessoal e profissional, o grande empreendedor deseja a excelência, de acordo com a experiência e conhecimento. Para isso é fundamental ter motivação diária e integridade. Esse ponto também envolve a vontade de aprender, e especialmente a consciência de que é preciso aprender de fato a lidar com pessoas e com finanças, dois fatores fundamentais para o sucesso de um negócio. Sucesso a todos e até semana que vem.

Comentários