A importância da profissionalização
Quinta, 20 de Abril de 2017

Estamos vivendo um momento onde não tem mais espaço para pessoas e empresas que fazem as coisas de qualquer jeito, no improviso ou de forma amadora. Ou você se profissionaliza ou, então, está com os dias contados. Já abordei esse tema em outras oportunidades, mas acho muito pertinente novamente discorrer um pouco sobre a profissionalização nos dias atuais, pois em momentos de instabilidade é que se consegue ver realmente as pessoas e organizações que estão ou não preparadas para enfrentar as turbulências do mercado e se sobressair. O século 21 está sendo marcado por grandes acontecimentos, que direta ou indiretamente estão impactando a vida das pessoas e das organizações, sejam privadas ou públicas, e o que está e vai continuar fazendo a diferença será o dinamismo, a criatividade, a ousadia, o empreendedorismo e as estratégias administrativas das pessoas que estão à frente dos empreendimentos. O antigo ditado que dizia que o maior vai engolir o menor já não pode mais ser utilizado nos dias atuais, pois hoje a dinâmica do mercado é que os mais ágeis, organizados e com gestão é que vão atropelar e engolir os mais lentos e sem controles e ferramentas gerenciais. A palavra da moda no mundo dos negócios é profissionalização, capacitação e busca contínua por aprimoramento e modernização administrativa e tecnológica. O cliente de hoje quer novidades, quer atendimento diferenciado, quer ser surpreendido e encantado pelas empresas diariamente e as organizações que não estiverem atentas a esses apelos do mercado dificilmente vão se manter competitivos. Se olharmos ao nosso redor podemos observar inúmeras empresas que na década passada eram consideradas as maiores e melhores empresas do seu segmento no cenário local, regional e nacional e hoje não mais existem, pelo fato de não terem conseguido evoluir e acompanhar a nova dinâmica de mercado, por não possuir ferramentas eficazes de gestão e pessoas capazes de auxiliar no redirecionamento dos produtos ou serviços ofertados ao mercado consumidor. Estamos mais do que nunca precisando de pessoas e empresas altamente eficazes, com ótimas ferramentas de gestão e excelentes estratégias para manter-se e permanecer no dinâmico e competitivo mercado. Infelizmente ainda hoje vivenciamos algumas empresas que abrem e fecham as portas em menos de um ano de atividades, e na grande maioria das vezes são por questões de falta de planejamento, de controles e principalmente falta de conhecimento do mercado e de estratégias eficazes para manter-se competitivo nele. Precisamos mais do que nunca nos profissionalizarmos para conseguirmos acompanhar a evolução do mercado e conseguirmos nos manter competitivos. Encerro esta coluna com duas frases de grandes gurus da administração moderna para que possamos ler e refletir sobre as mesmas. Peter Drucker diz que: “o conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.” “Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado”, Philip Kotler. Sucesso a todos e até a próxima. 

Comentários