Valorizar o seu colaborador
Sexta, 14 de Fevereiro de 2014

Inúmeras foram as vezes que escrevi neste espaço sobre a importância das pessoas prepararem-se para se manterem competitivas e atuantes no mercado, pois estamos vivendo a era do apagão de talentos, onde os bons serão cada vez mais disputados no mercado e os outros, necessitarão se aprimorar e se qualificar para buscar seu espaço no dinâmico e competitivo mundo do trabalho. E você, enquanto proprietário, diretor, coordenador ou chefe, está tendo essa preocupação? Em recrutar e selecionar os melhores profissionais para trabalhar na sua empresa? Está conseguindo manter os bons profissionais trabalhando na sua empresa? Sim? Não? Por quê? O que estás fazendo para motivar e valorizar as pessoas que trabalham na sua empresa? Estás valorizando os seus colaboradores? Aqui falo em valorizar, não apenas, com bons salários e benefícios, mas também, com reconhecimento, elogios, com boa qualidade de vida no ambiente de trabalho, com bons equipamentos e um local de trabalho aconchegante e receptivo. Como você se reporta aos seus colaboradores, ou funcionários, (como ainda muitos chamam), para lhe solicitar a realização de uma atividade ou tarefa? Com humildade, tratando-o de igual para igual? Ou com a frase:“Aqui eu mando e meus funcionários obedecem”.

Ao abordarmos esse tema em sala de aula ou em palestras, as pessoas nos relatam que, grande parte dos “chefes” como são costumeiramente chamados, apenas sabem cobrar, exigir o cumprimento dos objetivos e das metas, mas nunca ou dificilmente, sabem reconhecer, elogiar e recompensar a equipe e as pessoas que foram e são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização. Nos dias atuais, a área da gestão de pessoas é considerada uma das mais estratégicas das organizações, pelo fato de ser ela a responsável em manter a equipe motivada, comprometida e unida em prol de atingir os objetivos e metas planejadas para um determinado período. Quantos de vocês, que estão lendo essa coluna, costumam elogiar seus colaboradores e colegas de trabalho, quando realmente merecem? E criticar? Xingar? 

Lembrem-se, que o ser humano valoriza e muito, um ambiente de trabalho acolhedor, amigo, onde ele se sinta bem em estar trabalhando e colocando suas habilidades e competências a serviço da empresa (isso já foi comprovado através de várias pesquisas). Por isso, comece valorizando e elogiando as pessoas que estão trabalhando com você, crie um ambiente onde as pessoas sintam-se bem em trabalhar, faça com que os seus colaboradores sintam orgulho em trabalhar para você e para a sua empresa. Valorize-os. Dê a eles recompensas, crie um clima amigável e propenso à criatividade e a inovação, algo tão importante nos dias de hoje. Caso contrário, perderá os seus talentos para outras organizações que oferecem um bom ambiente de trabalho com reconhecimento e valorização do seu capital humano.

Pensemos nisso.

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