Conciliar valores a sua carreira profissional
Sexta, 21 de Fevereiro de 2014

Nesta coluna vou discorrer um pouco sobre os valores que precisamos possuir para obter sucesso e realização pessoal e profissional. Vou me utilizar da ideia central de um artigo publicado no site rh.com.br, o qual nos traz uma reflexão dizendo que existem dois momentos cruciais na nossa vida. O primeiro é quando nascemos. O outro é quando descobrimos o que dá sentido à nossa existência, e a partir daí, começamos a criar a nossa realidade em convergência com o que queremos e buscamos. Muitos conseguem descobrir isso no início de sua vida, outros, passam grande parte de sua vida, sem descobrir o que realmente dá sentido a sua vida e a sua existência. 

Realmente, isso não é tarefa fácil de conseguir construir, para isso, muitas vezes é necessário, realizar uma análise de quais são os meus valores, minhas competências. Pois sem ter uma clara percepção de si mesmo e dos valores e habilidades pelos quais você é definido, fica difícil estabelecer um diferencial que possibilite a construção da autenticidade que gera a credibilidade e que sustenta a sua reputação.

Valores indicam talentos que por sua vez ilustram a missão que orienta e sustenta a finalidade da existência: o que cada indivíduo se propõe a fazer e para quem, promovendo a construção de uma imagem consistente do que pode realizar.

Todo ser humano precisa ter um sentido que sustente suas decisões e o ajude a ser fiel aos seus propósitos na conquista da motivação necessária para seguir um caminho que o leve ao encontro do porque da sua existência e o permita viver e produzir no "melhor de si".

Somente a partir da percepção dos próprios valores é que o profissional chega ao significado da sua missão e conquista a plenitude por trabalhar na condição de como é melhor, alcançando seus objetivos não por imposição da convenção de sucesso, mas por ser único na disposição do que é em essência pela escolha de ser feliz.

A construção do sucesso no plano de gestão de carreira é um processo individual e diretamente proporcional à legitimação do desejo de cada um na satisfação única de conjugar sua vida pessoal e profissional pela validação dos valores intrínsecos aos sonhos e aspirações.

Sem mais perda de tempo, identifique seus valores, encontre-se e se reposicione. 

Retome as rédeas da sua vida para suas mãos:

- Defina o significado da sua carreira.

- Investigue suas reais necessidades e aspirações/inspirações. 

- Identifique seus objetivos e alinhe-os ao seu querer.

Enxergue-se como autor e não refém da sua história e determine-se na disposição de efetivar como realidade o que você acredita ser o seu ideal de vida. Sucesso a todos e até semana que vem.

Comentários