A importância do conteúdo
Sexta, 11 de Abril de 2014

Nesta coluna vou discorrer um pouco sobre a importância do conteúdo que cada um de nós adquire e busca aperfeiçoar (uns mais outros menos) ao longo de nossa vida. Sim, aqui falo do conteúdo, da bagagem de conhecimento e informações que possuímos e que nos tornam pessoas diferenciadas no mercado. Muitas vezes não nos damos conta, mas em quase 90% das vezes no mercado profissional somos avaliados e rotulados pelo nosso conhecimento, pela nossa bagagem de informações e de conteúdo que acumulamos e formamos ao longo da nossa trajetória profissional. Você está preocupado em investir no seu conhecimento? Como está investindo? Ele está sendo percebido, valorizado e notado pelo mercado? Sim? Não? Por quê? Parece estranho fazermos essa analogia, mas no mercado profissional “somos um produto”, que quando participamos de processos seletivos, de concursos, somos vistos como produtos, os quais devem ser atrativos e que ofereçam vantagens ao mercado. Quando vamos comprar um produto, apenas nos detemos no aspecto visual, ou nos preocupamos com o conteúdo? Com os ingredientes? Com a composição que fez com que o produto chegasse desta forma ao mercado? 

E você, consegue se “vender” no mercado? Como? Quais são suas habilidades e competências? O que os difere dos demais profissionais? Beleza? Qualificação? Dinamismo? Criatividade? Iniciativa? Comprometimento? Responsabilidade? 

Acredito que nos dias atuais e pelo que tudo indica, cada vez mais, as empresas necessitarão contar com profissionais com conteúdo, com bagagem, com informação, com capital intelectual altamente qualificado e apto a ajudar as empresas, tanto do setor público como no setor privado a se diferenciar no mercado. E cada vez mais, os processos seletivos buscam captar, atrair e manter as pessoas com excelente conteúdo no seu quadro de colaboradores, para que tais profissionais possam fazer a diferença frente as atividades desempenhadas pelas organizações. 

Costumo dizer que, ter um rosto bonito, um cabelo bem cuidado, estar bem vestido é importante, mas não o suficiente para nos vendermos no mercado profissional, é necessário muito mais do que isto, é fundamental termos conteúdo, informação, conhecimentos que nos diferenciam, nos tornam profissionais requisitados e valorizados pelas empresas. Robert Hasse já dizia: “O segredo do sucesso na vida é estar pronto para a oportunidade quando ela surgir.” Que possamos aprimorar o nosso conteúdo diariamente, para sermos pessoas e profissionais de sucesso. Pensemos nisso. Grande abraço e até semana que vem. 

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