Marketing Pessoal
Sexta, 02 de Maio de 2014

Nesta coluna vou discorrer um pouco sobre marketing pessoal. Algo cada dia mais importante na vida de todos os profissionais. Antigamente, o marketing pessoal era muito usado por políticos e grandes personalidades, visando apenas trabalhar a imagem da pessoa e posicionar ela na mente do público alvo. Atualmente, o conceito de marketing pessoal evoluiu e muito, ressaltando não apenas a imagem, mas também as habilidades e competências de cada pessoa.

Pois bem, vamos ver o que diz a literatura sobre marketing, em seu conceito mais amplo (pois ele 1° surgiu focando as organizações) Philip Kotler, considerado o papa do marketing trabalha diversas definições de marketing uma delas é “processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros”. Outra definição de marketing encontrada é: “um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência”. Vamos trazer essas duas definições para o marketing pessoal, aquele que tem o objetivo de cuidar dos aspectos das pessoas no mercado de trabalho, ou seja, o que nós profissionais projetamos e “vendemos” para o mercado. Sim, isso mesmo, o que NÓS como profissionais “vendemos” para o mercado? Diariamente estamos sendo avaliados, observados e julgados pelo mercado. Qual é o conjunto de atividades/conhecimento que eu tenho para oferecer ao mercado? Somos sabedores que nos dias atuais as empresas que oferecem os melhores produtos com a melhor estratégia de comunicação com o mercado, são as que obtêm melhor rentabilidade. E nós, como profissionais, como nos diferenciamos da concorrência? Como estamos planejando a nossa trajetória de sucesso profissional? Sei o que o mercado de trabalho quer e busca nos profissionais? Sim? Não? Estou me preparando para tais exigências? Estou sabendo me projetar no mercado como um produto/profissional qualificado e preparado?  Como está o meu currículo? A minha formação? Há quanto tempo não participo de treinamentos, de cursos? Como utilizo as redes sociais? Apenas para publicar e postar comentários e fotos de festas e diversões que participo?

As redes sociais estão se tornando um grande aliado das empresas nos processos de recrutamento e seleção de novos profissionais, e o meu facebook, o meu twitter como é? Atrativo para o que? Para quem? Quais são as fotos que podem ser encontradas lá? Se um recrutador olhar o meu facebook, qual a imagem e impressão que ele vai ter de mim como pessoa? Como profissional? Já fiz alguma postagem de vídeo no youtube? Sim? Do quê? Pensemos nisso e que possamos a cada dia implementar novas estratégias de marketing na nossa carreira profissional. Sucesso a todos. 

 

Comentários