5 dicas para seu crescimento pessoal e profissional
Sexta, 30 de Maio de 2014

Nesta coluna vou me utilizar de 5 dicas deixadas por Debora Martins, no site administradores.com.br. Ela discorre que: “O crescimento pessoal é uma jornada interminável e difícil rumo ao aperfeiçoamento. Obviamente, não existe perfeição, mas o investimento na melhoria continua. Já crescer profissionalmente envolve de forma direta o resultado do seu aperfeiçoamento pessoal, conhecimento, competências e habilidades. Neste breve texto, listei algumas reflexões para que comece a traçar o seu caminho; e obtenha sucesso, é claro. Tudo começa com uma atitude positiva, ou seja, você tem que acreditar e estar disposto a enfrentar os desafios. Portanto, faça a seguinte reflexão: Eu posso, eu faço, eu consigo! (Certo?) Abaixo listei cinco itens importantes:

1º - Descubra mais sobre você

O que você valoriza, do que gosta, quais habilidades o tornam uma pessoa diferenciada. Nesta investigação sobre você, procure também identificar comportamentos que gostaria de mudar.

2º - Como você se vê?

Você é capaz de fazer uma avaliação positiva sobre si mesmo? Criar uma autoimagem positiva sobre si é fundamental. Afinal, como transmitir confiança sem acreditar em si mesmo? Fazer uma autoavaliação é parte importante do processo evolutivo.

3º - Afaste-se do destrutivo

É muito difícil romper, não é mesmo? Mas será preciso. Amizades interesseiras, gente grosseira e pessoas que não acrescentam nada de positivo às nossas vidas devem ser eliminadas. Talvez seja doloroso assumir, mas há relacionamentos que somente contribuem para nossa estagnação ou declínio.

4º - Defina metas

Disse Sêneca: “Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai.” É a mais pura verdade. Uma pessoa sem metas definidas está sujeita às intempéries da vida. Já quem possui objetivos específicos consegue com maior facilidade traçar planos para alcançá-los.

5º - Obtenha autonomia

Pessoas dependentes estão sempre insatisfeitas e, com muita facilidade, culpam os outros por seus insucessos. Portanto, pense como é bom ter liberdade para escolher. Obviamente muitas pessoas não optam por uma vida plena; afinal, liberdade requer responsabilidade, não é? Obter autonomia ajuda você a desenvolver mais sua autoconfiança e, consequentemente, tornar-se uma pessoa mais assertiva. Lembre-se da frase de Alice Walker: “Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio ou atrapalha seu crescimento.” Portanto, não se engane, seja o seu melhor amigo, eliminando de sua vida o que te prejudica.” Pensemos nestas dicas. Sucesso e até semana que vem.

Comentários