5 competências essenciais para fazer a diferença
Sexta, 01 de Agosto de 2014

Nesta coluna vou me utilizar de valiosas dicas do escritor Roberto Shinyashiki, o qual discorre sobre 5 competências que fazem a diferença na vida de cada profissional. Vejamos.

Liderança – As empresas esperam que seus funcionários tenham liderança sempre, ela não necessariamente significa ter uma equipe para liderar, mas sim o aspecto de liderança para fazer a diferença, tomar a frente das atividades, surpreendendo e desafiando-se a cada dia com o objetivo de aprendizado da equipe.

Automotivação – Esse é o combustível da sua vida, as empresas necessitam de pessoas que se motivem no seu ambiente de trabalho, ou seja, tenham a capacidade de motivação independente dos contratempos que acontecem no dia a dia. Ser feliz no que você trabalha é uma das formas da motivação. Quanto você acorda pala manhã para ir ao trabalho no que você pensa? Isso é um fardo ou uma motivação para desenvolver suas atividades? Se for a opção “1” é um alerta para que analise se está no caminho certo, pense nisso.

Relacionamento Interpessoal – A competência de relacionamento é fundamental em qualquer parte da estrutura organizacional das empresas, a forma com que você se comunica, faz amigos e influencia pessoas fará toda a diferença na sua caminhada profissional. Ser cordial e gentil com as pessoas demonstra consideração pelo outro. A empatia também é fundamental, sabendo ouvir e nos oportunizando enxergar além do nosso umbigo colocando-se no lugar dos outros.

Produzir Conhecimento – A capacidade de crescimento profissional está alinhada à aquisição e produção de conhecimento, pois você será em algum momento capacitado “técnico/comportamental” e necessitará exercitar isso, tirar do papel e transformar em novas atividades ou melhorar as existentes em sua empresa, claro, desde que sejam relevantes e que contribua para melhorar os processos organizacionais, produzir conhecimento é uma forma de reforçar as teorias e aplicá-las na prática. Não espere que fazendo sempre a mesma coisa você terá resultados diferentes.

Capacidade de Sonhar – A todo o momento somos convidados a entrar no olho do furacão e na rotina, apagando incêndios diários para poder cumprir com nossos objetivos, mas qual será a sua hora de sonhar, de planejar sua carreira, de colocar no papel suas metas e objetivos. Saia da zona de conforto, busque planejar seu futuro e dedique-se a sua vida e carreira para ser feliz. Como diz Fernando Pessoa “Somos do tamanho dos nossos sonhos”, e aí qual o tamanho do seu?

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”. Pensemos nisso, sucesso a todos e até semana que vem. 

 

Comentários