Campeões não nascem sabendo
Sexta, 17 de Outubro de 2014

Todos nós queremos ganhar o jogo né! Sermos campeões, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Mas nem todos estão dispostos a traçar um caminho que nos conduza a vitória e nos torne campeões. Vou trazer uma ótima reflexão feita pelo renomado escritor Roberto Shinyashiki. Ele inicia dizendo que: “Campeões não nascem sabendo nem são feitos da noite para o dia. Para ser um campeão é preciso assimilar que a vida é feita de vitórias e derrotas. É preciso transformar as derrotas no início das grandes revoluções de sua vida e transformar as vitórias na alegria também dos outros.

Vivemos em uma época em que os desafios são cada vez maiores e de alta competitividade. Por isso é preciso saber, sempre, em qual campo o jogo está sendo realizado. E saber em qual campo vai ser o jogo e isso significa estar aberto ao novo, ao aprendizado e às mudanças. A sua capacidade é que determina o tamanho de suas conquistas, mas crescer dá trabalho. Só cresce quem se lança ao desconhecido, quem amplia suas próprias capacidades, quem investe em sua aprendizagem, em seu aperfeiçoamento. Mas não é só isso, não. É preciso que os conhecimentos sejam transformados em atitudes. É necessário abandonar velhos comportamentos.

Os campeões adoram o desafio de fazer diferente, têm prazer em ser diferentes, são fascinados pelo pensar diferente. Tudo isso porque sabem que os desafios os obrigam a crescer e que a acomodação é semelhante a uma sentença de morte.

Os campeões sabem que o grande processo de mudança começa por eles e que isto é a maior de todas as revoluções possíveis. Um campeão aprende tudo o que pode com os outros, provoca mudanças, mas jamais abandona a sua essência, pois sabe que as vitórias são resultados de estratégia, visão e determinação. Um campeão tem a missão de fazer muito barulho para despertar os que estão dormindo e impedir que os sonolentos voltem a dormir. Você quer ser um campeão? Invista na inovação, provoque mudanças no sistema, em você mesmo, drible a marcação para fazer muitos gols”. E lembre-se: “os únicos demônios deste mundo são aqueles que estão em nossos próprios corações, e é aí que todas as nossas batalhas devem ser travadas”. (Mahatma Gandhi) Sucesso a todos e que possamos traçar as nossas estratégias, estruturarmos o nosso time para sermos verdadeiros campeões, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Abraço a todos e até semana que vem!

Comentários