1ª PRENDA JUVENIL DA 28ª RT FAZ RESGATE HISTÓRICO
Sexta, 08 de Abril de 2016

Com o tema "BALSAS E BALSEIROS DO RIO URUGUAI: resgate das contribuições econômicas, historiográficas e culturais para o norte e noroeste do Rio Grande do Sul", estará acontecendo na tarde de hoje, em Vicente Dutra, um resgate de suma importância histórica, muito pouco abordado na nossa região, e que afeta emocionalmente muitos de nós, descendentes diretos de balseiros. Estes, nos tempos idos faziam da atividade do comércio de madeira de lei, importante meio de sustento e de circulação financeira. Na ocasião, acontecerá uma palestra, fruto de pesquisa realizada pela 1ª Prenda Juvenil, Giovana Pertuzzatti Rossatto. Estarão presentes ex-balseiros, testemunhos vivos da história que será relatada. Após, será inaugurado um marco histórico na margem esquerda do Rio Uruguai, em homenagem aos balseiros.


9° RODEIO CRIOULO DO PIQUETE ALTO ALEGRE

Inicia no dia de hoje, estendendo-se até domingo, dia 09, o 9° Rodeio Crioulo do Piquete do Alto Alegre. A denominação de “Rodeio do Boi” é pelo fato de que a maior premiação será um boi, disputado na Taça Família Covatti, que será uma disputa de laço individual, no sábado. Também no domingo, na Laçada Vaca Gorda Família Sobucki, haverá como prêmio maior mais um boi gordo. Desta vez será laço em dupla.


RODEIO DO BOI

Fica o convite da comissão organizadora do Rodeio do Alto Alegre para toda a comunidade tradicionalista se fazer presente, para saborear um bom churrasco no domingo e passar horas agradáveis na companhia dos amigos. O 9° Rodeio Crioulo também é alusivo aos 61 anos de emancipação política de Frederico Westphalen.


DIA DO LAÇO

O Projeto de Lei do Deputado Elton Weber (PSB) foi sancionado pelo Governador, instituindo o dia 26 de março, como o Dia do Laço no Rio Grande do Sul. A idéia é homenagear o tradicional utensílio tão usado pelo gaúcho e eternizado na Estátua do Laçador em Porto Alegre.


POSSE OFICIAL DA 28ª RT

Com a presença do Presidente do MTG, Nairoli Calegaro, acontecerá hoje, à partir da 19 horas, no CTG Gaudérios do Rodeio, de Rodeio Bonito, a posse da diretoria que compõe o comando da Coordenadoria da nossa Região Tradicionalista. O novo coordenador é Fábio Joel Irschlinger. Após, haverá jantar comemorativo.


CAVALGADA DA DEMARCAÇÃO

Em sua 4ª edição, a Cavalgada da Demarcação do Município de Frederico Westphalen acontecerá de 21 a 24 de abril. A concentração dos cavalarianos para a saída será na Praça da Matriz às 9 horas da manhã da quinta-feira. Diversas comunidades do interior serão percorridas, chegando a cavalgada ao seu final no domingo, dia 24, na sede campeira do CTG Rodeio da Querência, onde os cavalarianos participarão das festividades alusivas ao Dia do Mate.

Comentários