HOMENAGENS I
Sexta, 24 de Junho de 2016

As homenagens para a nossa primeira prenda juvenil do Estado ainda estão longe de terminar. A semana que passou ficou marcada por dois eventos. Terça-feira, dia 14 de Junho, Giovana Pertussatti Rossatto recebeu uma Moção de Aplauso do Poder Legislativo Municipal. Essa Moção foi proposta pelo presidente da Câmara, senhor Lídio Pedro Signore. Na ocasião, as palavras proferidas pela Prenda deixaram todos os presentes encantados com sua inteligência e humildade.

HOMENAGENS II
As comemorações do aniversário do CTG Rodeio da Querência, no último sábado, dia 18, trouxeram mais uma vez a palco o maior orgulho da Entidade, que é a primeira prenda do Estado, Giovana Pertussatti Rossatto. Como esse também é tradicionalmente o Fandango do Associado, a patronagem decidiu em reunião homenagear a prenda com o título de sócia-benemérita do CTG Rodeio da Querência. Foi uma homenagem justa, de reconhecimento à grande relevância que a conquista do título inédito para o CTG e para a 28ª Região Tradicionalista nos trouxe. Os aplausos do público presente foram muito efusivos e deram a certeza aos pais da prenda, que todo investimento e sacrifícios impostos pelo cargo valem a pena.

TOCHA OLÍMPICA EM PORTO ALEGRE
Há aproximadamente 60 dias o Rio Grande Gaúcho e Tradicionalista está se movimentando para que a Tocha Olímpica seja conduzida em algum momento a cavalo. Como o Comitê Olímpico é bastante rígido, até o presente momento foi dada abertura para que o presidente da Orcav, senhor Airton Timm, faça a condução da Tocha na chegada a Porto Alegre, sobre o lombo de um cavalo. Agora, continuam as tratativas para que esta honorária concessão seja estendida nessa mesma ocasião para mais cavaleiros. O MTG e a Secretaria dos Esportes do Estado estão no empenho, e um dos argumentos usados é de que a Chama Crioula é conduzida a cavalo por todo o Estado desde o ano de 1947 e que o seu fogo possui para nós gaúchos a mesma importância sagrada e o simbolismo que é a da Tocha Olímpica para os esportistas do mundo.

EXAME DO MORMO
A semana que passou também noticiou que o exame negativo do Mormo, antes aceito para 60 dias, foi ampliado para 180 dias (seis meses), para fins de trânsito de equinos no Estado do Rio Grande do Sul. A notícia veio como um grande alívio para os laçadores de rodeios crioulos e para os criadores. Os dados nos mostram que após um ano da primeira incidência registrada da doença no Estado, os técnicos da Secretaria e do Ministério da Agricultura realizaram um cruzamento de dados, trazendo como realizados 180 mil exames e diagnosticados apenas 62 animais com a doença. Não existe vacina e nem tratamento para combater a doença, devendo-se sacrificar o animal que porventura apresentar o exame positivo.

CIRANDA E ENTREVERO
Iniciam hoje, pontualmente às 9 horas, as provas escritas para os peões e prendas de todas as categorias oficiais, candidatos a uma faixa ou crachá de título regional. Simultaneamente, as 30 regiões tradicionalistas estarão voltadas no dia de hoje para as provas campeiras, artísticas e de conhecimentos do folclore e das tradições gaúchas. Desta nova gestão regional, sairão os candidatos ao título estadual em 2017. A 28ª RT realiza as provas no Minuano CTG, em Iraí. Os resultados serão divulgados hoje à noite, por ocasião de um grande fandango regional.

Comentários