PÁGINA TRADICIONALISTA – 30 DE SETEMBRO
Sexta, 30 de Setembro de 2016

ENCONTRO DE PATRÕES – Domingo, 25, o CTG Querência do Cristal, de Planalto, recebeu os Patrões para a realização de mais um Encontro Regional. Diversos assuntos de interesse foram comunicados, outros apreciados, entre eles a proposição de que os CTGs resgatem as danças antigas, como a chula, a Dança do Facão, o Pau-de-fita, entre as demais resgatadas por Paixão Côrtes e descritas em suas obras. Já para o próximo ano, ficou aprovado que será realizado um Encontro Regional para socialização dessas danças, hoje relegadas a um segundo plano dentro dos CTGs.

DIA DO JOVEM TRADICIONALISTA – Prendas e peões regionais, com o apoio incondicional do Departamento Cultural, realizaram atividades com todas as prendas e peões presentes no Encontro em Planalto, alusivas ao Dia do Jovem Tradicionalista, através de uma Prosa Cultural. Foi um domingo de integração entre todos os CTGs, quando foram realizadas oficinas nas quais não faltou a dança, o tiro de laço, a declamação, a música e o conhecimento do tradicionalismo. O Dia do Jovem Tradicionalista é comemorado em 5 de setembro.

3ª CAVALGADA DO MENINO BERNARDO – Nos dias 8 e 9 de outubro, acontecerá a 3ª Cavalgada do Menino Bernardo. O roteiro iniciará às 13 horas do sábado, 8, com a saída da Cavalgada do Parque do Rodeio da Querência, com previsão de chegada para as 17 horas, na Linha São Francisco, onde haverá pernoite. Às 7h45 de domingo, 9, a Cavalgada do Menino Bernardo seguirá até o local onde seu corpo foi encontrado e será celebrada uma missa às 8h30. Após a missa, a Cavalgada retornará.

28ª CAVALGADA SUL-BRASILEIRA
– Uma cavalgada muito tradicional, que já possui seu nome inscrito nos anais do MTG, a 28ª Cavalgada Sul-Brasileira iniciará no próximo sábado, 8, com saída de Pinheirinho do Vale. Essa Cavalgada possui um roteiro que atravessa todo o Estado de Santa Catarina e, historicamente, ao longo de seu percurso, aumenta significativamente com a adesão de mais participantes. A chegada é prevista para dia 16 de outubro, na cidade de Barracão, no Paraná, daí seu nome, pois percorre os três Estados do Sul do Brasil.

Comentários