PÁGINA TRADICIONALISTA - 10 DE FEVEREIRO DE 2017
Sexta, 10 de Fevereiro de 2017

18ª CAVALGADA CULTURAL DA COSTA DOCE – Já são dezoito verões que os Cavaleiros da Costa Doce fazem a tradicional cavalgada cultural. Partindo da cidade de Barra do Ribeiro, dia 19 de janeiro, foram dez dias de percurso contornando a Lagoa dos Patos, em torno de 250 quilômetros, que culminaram com a chegada domingo passado, dia 29, na cidade de Pelotas, na praia do Laranjal. Esta é considerada a mais bela cavalgada do Rio Grande do Sul. Durante a sua passagem pelo trajeto aconteceram confraternizações com as comunidades locais. Dia 26 de janeiro, a cavalgada chegou a São Lourenço do Sul, hospedando-se na Fazenda do Sobrado, local histórico que pertenceu a Dona Ana, irmã de Bento Gonçalves, e que já foi abrigo dos Farroupilhas. No último dia da cavalgada não havia mais apoio por terra, e sim, o acompanhamento de barcos por pescadores locais. A cavalgada da Costa Doce refez caminhos centenários, chamou a atenção da população para as atividades fora dos CTGs e divulgou os atrativos turísticos, históricos e naturais da região Sul do Estado.

33ª CAVALGADA DO MAR I – Entre os dias 17 e 25 de fevereiro, será realizado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o maior evento festivo de cavaleiros e amazonas do mundo, constando do livro de recordes, “Guiness Book”. Trata-se da 33ª edição da Cavalgada do Mar, promoção do Piquete da OAB/RS e da Fundação Cultural da Cavalgada do Mar, que estará em Torres dia 25 do próximo mês. Desde 1984, a tradicional Cavalgada do Mar vem unindo milhares de cavaleiros pela costa das praias gaúchas. Em 2017, ao longo desse trajeto, são esperados mais de 2 milhões de espectadores. Além disso, o evento é aberto à participação de todos e já recebeu representantes de Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai e de muitos Estados brasileiros. A cavalgada seguirá no sentido inverso ao da Costa Doce, indo do sul ao norte. O trajeto de 240 quilômetros será do Balneário Dunas Altas, município de Palmares do Sul, até Torres, e já é considerada a maior concentração de pessoas a cavalo no mundo. Para participar, basta estar em um piquete ou CTG, ter o cartão tradicionalista, estar pilchado e ter os documentos sanitários para os animais.

33ª CAVALGADA DO MAR II - A concentração da Cavalgada começa dia 17 de fevereiro, em Palmares do Sul (Balneário Dunas Altas); dia 18, Pinhal; dia 19, Cidreira; dia 20, Tramandaí; dias 21 e 22 em Imbé; dia 23 em Capão da Canoa, dia 24 em Arroio do Sal, e dia 25, em Torres, quando ocorre o encerramento. A 33ª Cavalgada trata-se de uma marcha de oito dias percorrendo cerca de 240 quilômetros de extensão pelo Litoral Norte, reeditando uma parte da jornada feita pelos “carreteiros” que durante os séculos 18 e 19 transportavam mercadorias entre o comércio de São Paulo e a região do rio da Prata, ficando historicamente conhecido como o “Caminho do Carreteiro”.

Comentários