PÁGINA TRADICIONALISTA - 07 DE ABRIL DE 2017
Sexta, 07 de Abril de 2017

CARTÕES TRADICIONALISTAS – Alertamos todos os dançarinos dos elencos artísticos e laçadores campeiros, para que observem a data de validade do cartão tradicionalista, pois o MTG está implantando maior rigidez na exigência da portabilidade deste documento de identificação. Da mesma forma, cada CTG deve delegar a responsabilidade para uma pessoa da patronagem que, no decorrer de 2017, deverá encaminhar os pedidos de novos cartões, ou renovações eventuais. Para encaminhamento do primeiro Cartão Tradicionalista, é necessário o preenchimento do formulário, cópia de RG e CPF, foto3x4 e pagamento da taxa de R$25. A renovação exige a anexação do cartão antigo. A responsável direta pela confecção dos cartões, ligada à 28ª RT, só recebe a documentação se todos os dados estiverem preenchidos corretamente com as cópias dos documentos.

EMENDA –
O CTG Sentinela da Coxilha recebeu, através de Emenda Parlamentar do senador Paulo Pimenta, um valor significativo para construção de sua nova sede social. A verba destinada para a construção de um Centro Cultural Municipal foi aplicada pelo município de Caiçara, que agora entrega a obra finalizada para a comunidade e, principalmente, para os tradicionalistas do CTG Sentinela da Coxilha. A inauguração acontecerá dia 20 de maio.

DIA DO MATE I – Dia 24 de abril comemoramos o Dia do Chimarrão, ou Dia do Mate, mais conhecido nos CTGs. Conta a lenda que os soldados espanhóis que fundaram Assunción de Paraguay, primeira cidade da América Latina, pela saudade que sentiam de seus familiares, viviam bêbados. Descobriram, então, que uma bebida usada pelos índios, à base de infusão de erva mate, possuía o poder de curar suas ressacas. Já no sul do Brasil, na mesma época, os índios Guaranis já tomavam o Caá em porongo, sorvendo o chá por meio do tacuapi (uma bomba feita de taquara).

DIA DO MATE II – Domingo, dia 23 de abril, o CTG Rodeio da Querência estará promovendo uma mateada com uma programação bastante interessante, no calçadão da Praça da Matriz, alusiva ao Dia do Mate. À tarde, haverá apresentação de invernadas artísticas, e tertúlia livre. O convite é para toda comunidade, para que traga sua cuia e sua erva, que haverá água quente à disposição.

CURSO – A segunda etapa do Curso de Avaliadores da 28ª Região Tradicionalista estará acontecendo no domingo, 9 de abril, no Minuano CTG de Iraí. Nesta etapa, haverá participação da Primeira Prenda do Estado do Rio Grande do Sul, Roberta Barbosa Rodrigues Jacinto, do CTG Prenda Minha de Bagé, da 18ª RT.

Comentários