PÁGINA TRADICIONALISTA – 08 DE SETEMBRO DE 2017
Sexta, 08 de Setembro de 2017

CHAMA CRIOULA I – Cada CTG que recebeu a sua centelha da Chama Crioula em Rodeio Bonito deverá guarnecê-la até a abertura oficial dos seus festejos. Como temos dentro da nossa Região Tradicionalista datas diversas das comemorações farroupilhas, em alguns municípios, ela praticamente já dará início aos festejos. No caso de Frederico Westphalen, o CTG Rodeio da Querência trouxe sua centelha até a sede do Comando da Brigada Militar, onde permanecerá sob sua responsabilidade até o dia 13 de setembro, data da abertura oficial dos Festejos Farroupilhas.

CHAMA CRIOULA II – Portaria emitida pelo MTG no ano de 2014 definiu os locais de acendimento da Chama Crioula para os próximos 30 anos. Como estabelecia esta Portaria, o acendimento de 2017 ocorreu em Mostardas; no ano de 2018, acontecerá em Iraí, no ano de 2019 em Tenente Portela, indo depois, em 2020, para o outro lado do Estado, ao Sul, em Canguçu. Desta forma, por dois anos consecutivos, teremos o acendimento da Chama Crioula bem perto de nós, não devendo, por isso, perder a oportunidade de participar e conhecer ao vivo uma importante face do tradicionalismo gaúcho.

DIA DO JOVEM TRADICIONALISTA –
Dia 5, quando também se comemora o Dia da Mocidade, o MTG, através das ações propostas pelo seu Departamento Jovem, comemorou o Dia do Jovem Tradicionalista, levando em consideração o tema quinquenal do voluntariado. Os jovens tradicionalistas realizaram diversas ações, como passar um dia numa instituição, convidando a sociedade a participar mais das suas entidades tradicionalistas e fazendo o dia de alguém muito mais feliz. Em nossa volta, aconteceram visitas ao asilo, com apresentações de danças e gaita, e ao Lar dos Deficientes Físicos, levando a alegria das danças e o modo simples com que se cultiva a tradição gaúcha dentro dos CTGs do Rio Grande. Este foi um dia para os jovens olharem para trás e refletirem sobre os valores antigos guardados na memória dos mais velhos e concluir que estes têm muito a nos ajudar.

Comentários