O Piloto que Ayrton Senna admirava
Sexta, 24 de Abril de 2015

Há mais de trinta anos, no Circuito de Kart do Estoril (em Portugal), um piloto fazia a curva 2 acelerando forte, e um "pequeno" ficava lá, bem perto, sentado a assistir e a pensar como era possível. O piloto era António Dinis e o "pequeno" que o observava era Ayrton Senna.

António Dinis foi, juntamente com Luís Figueiredo e Silva, um dos grandes impulsionadores do kart português, animando as pistas portuguesas nas décadas de 70 e 80 com duelos improváveis. Figueiredo foi um dos primeiros a mostrar como a escola do karting podia ser útil na preparação para os automóveis.

Com uma pista sempre à disposição, Figueiredo e Silva não teve, como se pode calcular, problemas em treinar quando queria e como queria, pois seus karts estavam sempre em perfeito estado de evolução e afinação para as provas, fossem elas no Cabo do Mundo ou em qualquer outra pista.  

Mas os pilotos de Lisboa também não se podiam queixar, pois tinham à sua disposição o Autódromo do Estoril. A diferença, sempre que havia uma corrida, estava, portanto, nos dotes de condução, pois Figueiredo e Silva revelava-se sempre muito mais rápido que os demais. E quando isso não acontecia era porque a noite tinha sido mal dormida ou o kart se ressentia de algum problema mecânico. 

Seja em qualquer categoria, 100 ou 125cc, Figueiredo e Silva venceu corridas atrás de corridas e campeonatos como nunca nenhum piloto conseguiu, frente a adversários bem equipados tecnicamente e senhores de uma habilidade ímpar para conduzir, também.

Outros conseguiram também aproximar-se da traseira do seu Kart, mas dificilmente o ultrapassavam. Infelizmente só em 1985 o desporto automóvel encontrou uma saída para quem fez a sua aprendizagem no kart, através do aparecimento da Fórmula Ford. Ficou a sensação de que se esta disciplina de promoção tivesse surgido mais cedo, Luís Filipe Figueiredo e Silva poderia ter ido muito longe no automobilismo internacional. Assim, só em 1986 deu o "salto" para os carros, deixando os karts entregues a outra geração de grandes valores que davam os seus primeiros passos através das categorias de promoção.

 Abraço e até a próxima!

Comentários