A mais desafiadora e perigosa prova do planeta
Sexta, 16 de Outubro de 2015

A Ilha de Man, localizada entre Irlanda e Inglaterra, é palco da famosa prova “Tourist Trophy”, uma das mais antigas provas do motociclismo mundial. O Troféu Turístico, realizado pela primeira vez em 28 de maio de 1907, surgiu como uma competição disputada nas ruas para motos de série. Conhecido como “TT da Ilha de Man”, ao longo do último século ganhou o rótulo de mais desafiadora e perigosa prova do planeta. Quem já pilotou em seu traçado jamais esquece, e todo ano, durante o TT, novos personagens entram na pista em busca de um lugar na história.

A corrida começou na Ilha de Man em função de uma decisão do Parlamento Britânico de proibir as provas de ruas, de carros ou motos, na Inglaterra, no início do século XX. A proibição levou o Automóvel Clube Britânico a pedir o apoio do governo local para realizar provas na Ilha de Man. Nascia então a relação dessa porção de terra cercada de água com a velocidade.

Disputado atualmente no chamado Circuito da Montanha com 60,73 km de distância, o TT da Ilha de Man está longe de oferecer áreas de escape e a segurança de um autódromo. Esse é justamente um dos atrativos que reúne centenas de pilotos e milhares de fãs há mais de um século, com exceção dos anos da Segunda Guerra Mundial e em 2001 devido a um surto de febre aftosa, quando a prova não foi realizada.
Os pilotos chegam a rodar mais de 300 quilômetros no traçado, seis volta, e atingem mais de 250 km/h na Ilha de Man. São curvas, solavancos, saltos, paredes de pedra e até tampas de esgoto que devem ser superados neste circuito de rua. Para se ter uma idéia, o inglês John McGuiness detém o recorde: 17min29s26 com a incrível velocidade média de 208 km/h.

Abraço e até a próxima!

Comentários