Harvey Firestone
Sexta, 29 de Janeiro de 2016

Os pneus Firestone fizeram sua primeira aparição no automobilismo em 1909, tempo em que os carros ainda eram novidade. Harvey Firestone, fundador da Firestone Tire & Rubber Company, foi um dos primeiros a perceber o potencial dos carros de corrida como um meio para promover e testar seus produtos. Ele obteve bons resultados usando pneus de borracha em carroças puxadas por cavalos e sabia que corridas automobilísticas ofereceriam muitos benefícios para a sua fábrica de pneus, localizada em Akron.

A Firestone saboreou o momento em que o público curioso foi à Indianápolis para testemunhar um grupo de carros que competiam na primeira corrida das 300 milhas de Indianápolis. Durante esta prova, Barney Oldfield foi capaz de chegar a 60 quilômetros por hora com seu carro equipado com pneus Firestone. Durante uma conversa informal após o término da corrida, disse ao grupo de espectadores: "Meu único seguro de vida são os pneus Firestone.”.

O comentário de Oldfield foi provavelmente o primeiro produto recomendado por um piloto de carro de corrida. Depois de vencer a corrida em Indianápolis em 1909, Oldfield passou a fazer parte da equipe Firestone e visitou inúmeros autódromos no país, impressionando os fãs com seus feitos de velocidade. Seu carro foi equipado com pneus Firestone que não “patinavam” e estampado com sua famosa frase. Na época, Barney Oldfield era nacionalmente famoso e seu apoio aos pneus Firestone forneceu uma excelente visibilidade e popularidade que ajudou a vender os pneus.

Dois anos mais tarde, os melhores pilotos do mundo reuniram-se para a sessão de abertura da 500 Milhas de Indianápolis. Ray Harroun, pilotando um “Marmon Wasp” amarelo equipado com pneus Firestone, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada depois de uma competição que durou seis horas e 42 minutos. Essa vitória em 1911 deu a Harroun um lugar nos livros de história e formou a base para o sucesso da Firestone.

Os primeiros pneus de competições de corrida não são os que conhecemos hoje em dia. Para provar a durabilidade e qualidade do produto, os primeiros pneus de corrida Firestone eram na verdade os mesmos pneus que eram vendidos para o uso diário na rua e estrada. O público apreciou a forma como se comportaram os pneus Firestone nas pistas e queriam comprá-los para seus veículos. O velho ditado "vencer no domingo, vender na segunda-feira" tornou-se uma realidade comercial para a marca Firestone.


Abraço e até a próxima!

Comentários