F-1 “narigudos”
Sexta, 07 de Fevereiro de 2014

A estética dos novos F-1 tem dado o que falar, não tem muito como saber como se comportarão os carros nessa temporada sem ela oficialmente começar. Então o assunto mais comentado dos últimos dias tem sido os novos modelos dos carros.

A FIA determinou uma altura máxima para os bicos para essa temporada e as equipes usaram toda a sua criatividade para atender as determinações. Particularmente, gostei de boa parte do design dos modelos 2014. Acho que esses bicos diferentes dão um tom mais agressivo e diferente aos carros. Até porque, do que adianta ser por fora uma bela máquina e “por dentro” não ter o que precisa? E no final das contas, o que importa é eles renderem belos pegas e darem verdadeiros pegas para assistirmos.

O novo regulamento da F-1 determina um chassi com 525 mm de altura e um bico dianteiro com 185 mm, enquanto em 2013 era de 550 mm. Esse “rebaixamento” nos bicos tem a segurança como um dos principais motivadores para evitar acidentes como o de Mark Webber, no GP de Valência em 2010. Apesar de algumas determinações técnicas da FIA quanto aos bicos dos carros, não houve nenhuma influência com relação ao design. Sendo assim, todas as “aberrações” que estamos vendo é de inteira autoria, criatividade e senso de humor das equipes.

De todos os modelos apresentados, o meu preferido é o da McLaren (foto). A pintura do MP4-29 é o principal destaque, achei perfeito, o carro a ser guiado por Jenson Button e Kevin Magnussen está entre o clássico e o moderno, é um dos mais “limpos”, senão o mais, do grid. O bico é comprido e termina arredondado, seguindo o estilo do carro todo bem acabado com formas arredondadas nos cantos.

Abraço e até a próxima!

Comentários