O monoposto mais rápido do mundo
Sexta, 28 de Fevereiro de 2014

A categoria japonesa Super Fórmula (ex-Fórmula Nippon) tem um carro novo, continua com o apoio da Honda e Toyota, e está tentando recuperar a credibilidade internacional.

Muito bem guardado por trás das portas de dois dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, o carro, que tem a intenção de ser o monoposto mais rápido do planeta, superando inclusive um F1, foi lançado no ano passado.

A ideia da criação do carro é baseada em torno de um mantra simples: reestabelecer a principal categoria japonesa de monopostos novamente como uma força internacional.

Para isso, a Dallara foi chamada para construir um chassi compatível com as normas de segurança da FIA para a F1 de 2010 com dois objetivos: um automóvel mais rápido e mais leve. Como consequência, o peso caiu mais de 50 kg enquanto um novo motor de dois litros turbo foi adotado, oferecendo velocidade final similar, mas muito mais torque e dirigibilidade.

Após testes iniciais, ele já está provando ser cerca de um segundo mais rápido que seu antecessor e provavelmente mais rápido que um GP2.

“É um chassi de classe mundial, um bom pacote global – e também é mais barato do que outras categorias, como GP2 e Fórmula Renault 3.5”, diz Hiroshi Shirai, presidente da Japan Race Promotion. “Esperamos que a combinação revigore a categoria e atraia a atenção de mais pilotos internacionais”, declarou.

“O nosso compromisso é muito forte”, diz o gerente-geral do projeto da Toyota, Yoji Nagai: “Em primeiro lugar, é importante para nós apoiar o automobilismo nacional. Além disso, permite-nos desenvolver a nossa tecnologia e treinar nossos engenheiros”. Além disso, Yoji acrescenta que “queremos demonstrar nossas qualidades para o mundo, e a Super Fórmula é um veículo para isso. Nosso sonho é se expandir para além de ser um campeonato nacional tendo outras corridas na Ásia”.

A ideia é promissora, agora é esperar pra ver o que o novo monoposto é capaz de fazer nas pistas.

 

Abraço e até a próxima!

Comentários