O Homem de Gelo!
Sexta, 02 de Maio de 2014
Hoje quero falar um pouco sobre “o homem de gelo”, ele é Kimi Raikkonen, com 34 anos de vida, Kimi é uma das figuras mais carismáticas da F1, exatamente pelo fato de não ser carismático. Nascido, na Finlândia e como é de praxe, o finlandês começou no kart, mas com uma diferença que talvez tenha definido o piloto que Raikkonen se tornou. As pistas quase sempre escorregadias e perigosas da fria Finlândia, exigiam arrojo, coragem e talento de seus pilotos.
Kimi Matias Raikkonen nasceu na cidade de Espoo na região metropolitana de Helsink, capital da Finlândia, no dia 17 de outubro de 1979. Kimi era uma criança quieta, calada, mas com muita energia. Não gostava de estudar. No inverno levava duas mochilas para a escola, porque na volta ele fazia um trenó.
Desde cedo gostava de esportes. Uma paixão de Kimi era, e ainda é, o Hockey no gelo, ele jogou no time de Espoo, mas os treinos eram muito cedo, 7 da manhã, e Kimi, que não é de acordar muito cedo, ainda fazia esforços para treinar.
Aos 8 anos, Kimi começou a se aventurar no kart. Foi no kartódromo de Bembole (berço também de Keke Rosberg e Mika Hakkinen), em Espoo, que começou a ser escrita a história do campeão mundial de 2007, do kart para a Fórmula Renault e direto para a Fórmula 1. Raikkonen chegou à categoria, que deixaria em 2009 e retornaria em 2012, para ser piloto da Sauber, no ano de 2001. Tendo como companheiro de equipe o alemão Nick Heidfeld, Kimi era, naquela época, o piloto com menos experiência em um carro de F1. O apelido de homem de gelo veio mais tarde, mas, desde sua chegada, a sua frieza, calma e “indiferença” já eram notadas. Na sua estreia, no GP da Austrália, em 2001, Kimi tirava uma soneca até 20 minutos antes da prova! Hoje, o finlandês é um dos mais experientes do grid, ao menos se considerarmos a idade. Com a saída de Mark Webber, Raikkonen será o piloto mais velho à frente de um F1. 
Comentários