Uma Arrancada diferente
Sexta, 13 de Junho de 2014

No mínimo curioso, a arrancada de tratores, que se iniciou na cidade de Maripa, no Paraná e começou como uma diversão dos agricultores locais em 1990, e as provas aconteciam na avenida principal da cidade. Era um evento audacioso, curioso, com certeza diferente do tradicional. Em matéria de competições automobilísticas era inédito e temático, pois além da forte adrenalina que proporcionava, lembrava ao público que os astros, o piloto operador e seu trator modificado para arrancadas de velocidade, faziam parte de um show ainda maior, a diversidade da Agricultura Brasileira.

A ideia é oriunda das antigas arrancadas de motos realizadas na região, onde naqueles dias de inspiração, alguns organizadores e agricultores mais afoitos, decidiram fazer um teste, e colocaram na pista, tratores no lugar das motos, e a moda pegou.

A competição era realizada uma vez por ano. Quando faltavam aproximadamente 15 dias para o evento, agricultores inscritos na competição, manobravam, tirando do barracão o velho trator e davam um “trato”, tipo um pequeno “veneno” no motor, bomba injetora, e mudanças no diâmetro dos pneus. Modificações modestas, que faziam com que a velocidade da máquina migrasse dos seus normais 40 km/h, para 80 km/h. Quando o evento artesanal terminava, o velho trator era novamente modificado e voltava a sua forma original.

Com o passar do tempo, a categoria foi evoluindo, e a necessidade de um local adequado com mais segurança, tanto para público quanto para os pilotos dos tratores, forçou os organizadores a construírem o “Tratoródromo”, a partir do ano 2002, e desde então, a prova acontece anualmente atraindo um grande público de diversas partes do estado e do país. E para que se torne um verdadeiro Show para o público presente, foram criadas no evento algumas particularidades, tais como: o uso de fumaça ecológica, filetes de néon nos tratores, para as arrancadas noturnas; cavalos de pau com os tratores, festival de arrancadas diversas, se tornando assim, além da arrancada dos tratores, uma grande festa para todo o público presente.

 

Abraço e até a próxima!

Comentários