Fittipaldi, um Gênio
Sexta, 04 de Julho de 2014

Emerson Fittipaldi faz parte daquele seleto clube de pilotos campeões mundiais de Fórmula 1. Aliás, do clube dos bicampeões, para ser mais exato.

Conhecido também como “o maestro da velocidade” não era somente dentro da pista que Emerson mostrou sua grande habilidade. Foi o primeiro piloto da história da F1 a assinar um contrato valioso: mais de um milhão de dólares foram pagos ao piloto pela Philip Morris para tirá-lo da Lotus, ao final de ano de 1973, para colocá-lo na McLaren. Lá, em seu primeiro ano deu para a equipe seu primeiro título mundial na categoria.

Dentre as diversas passagens interessantes que Emerson teve na equipe, uma delas está ligada exatamente à genialidade do brasileiro. Certa vez, no ano de 1974, em Mosport no Canadá, fazia muito frio, era a penúltima prova do mundial daquele ano e Emerson tinha 43 pontos contra 46 de Clay Regazzoni da Ferrari. Nos treinos classificatórios o maior desafio para os pilotos era esquentar adequadamente os pneus, pois sem atingir a temperatura ideal, os pneus não gerariam aderência suficiente para poder contornar as curvas da forma esperada. No primeiro treino, com poucas voltas, Emerson conseguira achar um bom equilíbrio em sua McLaren-Ford M23, mas não encontrava uma forma de aquecer melhor os pneus, o que refletia nos tempos da volta. No segundo treino, a equipe melhorou o carro, mas Emerson continuava reclamando da temperatura dos pneus, que o impedia de atacar as curvas como gostaria.

  Foi aí que entrou em cena aquela pequena diferença que distingue o gênio dos demais pilotos, Emerson conversou com seu chefe de equipe, Teddy Meyer, e pediu para que os pneus fossem levados ao carro da equipe e que o ar quente do carro fosse ligado, deixando os pneus trancados lá até a hora do treino classificatório. Meyer concordou na hora e, depois que Emerson deu duas voltas apenas para verificar o equilíbrio do carro, a equipe buscou os pneus e colocou na McLaren do brasileiro. Pronto, Emerson foi para a pista e... fez a POLE! Genial, inovador e surpreendente!

Depois deste fato, a McLaren desenvolveu uma engenhoca para aquecer os pneus antes dos treinos e das corridas. Todavia, foi a descoberta de Emerson que deu origem a tudo isto, hoje as equipes se utilizam de cobertores elétricos para aquecer os pneus, o que sem eles, os pilotos levariam cerca de duas voltas para conseguir gerar a mesma temperatura nos mesmos, além de correr o risco de sair da pista na hora do aquecimento.

 

Abraço e até a próxima!

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