Circuito de “Targa Florio”
Sexta, 31 de Outubro de 2014

Continuando a série dos circuitos mais conhecidos e respeitados do mundo, é hora de falar de “Targa Florio”. Quando se comenta sobre corridas por ruas e estradas, não podemos deixa-lá de fora.

A competição surgiu pelo fato da paixão do Italiano Vincenzo Florio pelas corridas de automóveis, no começo do século passado, resultando em 1906 numa das mais desafiadoras provas de velocidade de todos os tempos, passando por ruas e estradas, cidades e pequenos vilarejos de Sicília, na Itália

Com 446 km de extensão total, a primeira edição foi vencida, obviamente, por um italiano pilotando um Itala. Alessandro Cagno foi o nome do pioneiro, que depois de nove horas marcou o que seria um dos maiores eventos automobilísticos de longa duração por muitos anos, pois só em 1923 aconteceria a primeira edição da 24 Horas de Le Mans (circuito o qual falei na coluna anterior).

O grande desafio da competição não era apenas ser o mais rápido, mas também habilidoso o suficiente para terminar a longa corrida. O traçado foi muito diversificado ao longo dos anos, e como a pista era estreita demais para um grid  de largada, os carros eram liberados em intervalos de alguns minutos, em uma corrida contra o relógio e não no “mano-a-mano”.

Não havia infra-estrutura, os carros passavam pelo centro das vilas acelerando forte, com as pessoas assistindo na calçada e das janelas das casas, que aliás, estavam bem perto dos carros. Não era qualquer um que corria na Targa Florio, era preciso muito sangue-frio e pouco juízo para correr no meio de casas em pisos não muito regulares, com carros de mais de 300 cv.

Como não era possível fechar todo o traçado por muito tempo, tratando-se de vias públicas entre cidades, era preciso treinar de algum jeito. A solução mais racional seria pegar um carro comum e andar pelo traçado para conhecer as curvas e os segredos da pista, certo? NÃO! Os pilotos emplacavam os carros de corrida e andavam na cidade.

Vencer a Targa Florio era uma honra, uma meta de todos os pilotos. Os últimos anos foram marcados pela disputa eterna entre Porsche e Ferrari, com algumas pontadas da Alfa Romeo no meio. 

Comentários