As inovações que mudaram o mundo – 4
Sexta, 06 de Dezembro de 2013

Estimados leitores, vamos concluir esta série histórica das inovações que foram realmente marcantes na definição da caminhada evolutiva da humanidade, tratando agora da importância do telégrafo, dos antibióticos e do motor a vapor.

O Telégrafo – Foi o precursor das tecnologias e o desenvolvimento da comunicação que conhecemos hoje, que incluem o rádio, telefones e e-mail. Uma variedade destes dispositivos foi desenvolvida a partir de 1839 para utilizar o famoso código de Samuel Morse, transmitindo mensagens de forma intermitente, variando o fluxo de eletricidade através de fios de comunicação. Linhas de telégrafo começaram a ser multiplicadas a partir de 1850 e em 1902 cabos transoceânicos interligavam continentes. A possibilidade de transmitir mensagens rapidamente através de grandes distâncias impactaram diretamente governos, comércio, meios de comunicação e até a indústria da guerra. A partir de então, a tecnologia em comunicações se desenvolveu cada vez mais.

Os Antibióticos – Louis Pasteur e Joseph Lister foram os primeiros a reconhecer e tentar combater as bactérias, no entanto foi Alexander Fleming que em 1929 descobriu um inibidor, a penicilina, usada amplamente no campo de batalha. Enquanto 20% dos soldados morreram de pneumonia bacteriana na Primeira Guerra Mundial, com o uso dos antibióticos, este número caiu para 1% na Segunda Guerra Mundial. A penicilina, vancomicina, cefalosporinas e estreptomicina passaram a combater infecções como a malária, influenza, meningite, tuberculose e DSTs.

O motor a vapor – Em 1698, Thomas Savery patenteou o que era o começo do motor a vapor, quando desenvolveu uma bomba de água movida a vapor. Por volta de 1776, James Watt aperfeiçoou o motor a vapor, fazendo com que saltos de evolução tecnológica da humanidade fossem cada vez maiores durante a Revolução Industrial. Ao longo dos anos que seguiram, os motores auxiliaram a melhoria na agricultura, transporte e indústria, possibilitando a ascensão das potências mundiais como a Grã-Bretanha e Estados Unidos. O princípio básico da máquina a vapor, converter energia em movimento, orientou o pensamento para as inovações posteriores, como os motores de combustão interna e turbinas a jato, aumentando o número de carros e aviões durante o século 20.

Um bom final de semana a todos ao lado dos seus entes queridos!

Comentários