27 de Abril Dia da Independência da República do Togo
Quinta, 30 de Abril de 2015

Prezados leitores, no dia 27 de abril de 1960, o povo africano da República do Togo, após séculos de luta contra a dominação colonial, reconquista o direito a autodeterminação e a independência. Dada a importância deste acontecimento para a África e para todos os povos amantes da paz, da justiça e do direito inalienável dos povos á escolha de seu caminho de afirmação na senda das nações, viemos por este meio compartilhar com vocês este marco histórico.

Mas antes vale lembrar que este pequeno país com apenas 56.785 km² e uma população estimada em cerca de 6,2 milhões de habitantes, situa-se no Oeste da África, tendo fronteiras com o Burkina Faso ao Norte, Benim a Leste, com o Gana a Oeste e ao Sul com o Golfo da Guiné. É um território muito estreito reunindo uma diversidade de povos e culturas sendo atualmente, um importante centro do comércio regional dado uso do seu porto pelos outros países no processo de importação e exportação de produtos.

Em termos de povoamento é de salientar que ao longo de séculos vários povos tiveram passagem pelo território tendo os de língua ewe predominantes em seu povoamento atual. A chegada dos europeus acontece no século XVIII com os dinamarqueses que praticaram na costa, um rico comércio de escravos. Em 1847 chegam os primeiros missionários alemães tendo em 1884 o protetorado alemão sendo aceito por vários chefes dos pequenos reinos da região costeira. O domínio alemão foi marcado pela imposição de trabalho forçado, tortura, discriminação das populações locais e a exploração das riquezas locais e, consequentemente de muitas revoltas e resistências.

Entretanto, em consequência da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha perde o domínio do território para a França e o Reino Unido em 1922, uma determinação da Liga das Nações, perdurando até o ano de 1946, quando os dois países colocam os territórios sob a custódia das Nações Unidas. No ano de 1960 a parte britânica do território é incorporada a atual Gana e a parte francesa se transforma na República Autônoma de Togo no ano de 1956, mas, a conquista da independência completa acontece de fato em 1960 proclamada no dia 27 de abril.

Hoje o Togo é uma república multipartidarista, com um presidente como chefe de estado e um primeiro ministro como chefe de governo e o poder legislativo é exercido pela Assembléia Nacional. As atividades econômicas do país são de predominância agrícola, destacando-se as culturas de mandioca, milho, algodão e frutas, para o consumo interno e, café, cacau, algodão cru, cocos e frutos tropicais para a exportação. A indústria local é dominada pela extração de minerais destacando-se o fosfato, cádmio, calcário, mármore e a indústria têxtil. Na pecuária destacam a criação de bovinos, ovinos, suínos, caprinos e aves.

Comentários