Associação Cultural Atena: 7 anos de existência
Sexta, 05 de Junho de 2015

Amigos leitores, no dia 1º de junho, a Associação Cultural Atena de Frederico Westphalen, comemorou os seus sete anos de existência. Neste sentido e dada a importância do trabalho desenvolvido por esta instituição em prol da promoção e incentivo a cultura local e regional, achamos importante destacar esta data e trazer um pouco do que a associação tem desenvolvido ao longo deste tempo.
A Associação Cultural Atena de Frederico Westphalen, Estado do Rio Grande do Sul, é uma Organização Não Governamental, sendo pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída, inicialmente, de pessoas físicas. As suas atividades estão votadas nomeadamente para a promoção de atividades culturais, educacionais e de formação na perspectiva de seus objetivos; promoção e apoio a todas as formas de manifestação da cultura popular; incentivo aos comportamentos de participação, organização e fraternidade, criando e/ou estimulando, para esse fim, atividades, movimentos, organismos; criação, aperfeiçoamento e transmissão de uma metodologia que instrumentalize os seus objetivos, assim como a divulgação dos resultados de pesquisas, estudos, experiências educativas e de avaliação; e, promoção do voluntariado entre os seus membros e simpatizantes assim como os cidadãos em geral.
Em sua política filosófica e de intervenção em todas as suas atividades, não faz distinção de raça, cor, nacionalidade, classe social, concepção política, filosófica ou religiosa e, para cumprir seu propósito, a entidade atua por meio de execução direta de projetos, programas ou planos de ações, da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins. (Lei 9.790/99, parágrafo único do art. 3º).
Entre as diferentes atividades culturais e educacionais desenvolvidas pela associação, destacam-se os seguintes projetos e programas já executados: Projeto Transformando Atletas em Cidadãos no Promenor de Frederico Westphalen; Projeto de Palestras Culturais Gratuitas em escolas, entidades e organizações regionais; Projeto Meio Ambiente e Ecologia; Projeto O Resgate da Matemática; Projeto Cine Atena; Projeto África-Brasil de Cultura; e o Projeto Planeta Criança Atena. Desde a sua fundação a ACA já desenvolveu, Cursos de Formação de Voluntários e diversos eventos culturais para a comunidade, destacando-se o Jantar de Natal Beneficente ao Promenor, o show Nativista com o cantor Joca Martins, a edição anual do Jantar Africano e o Festival Cultural Atena que terá a sua 5ª edição sendo realizada no dia 20 deste mês de Junho.
Parabéns a todos os membros, simpatizantes e apoiadores da ACA pela data e pelos feitos em prol da nossa educação e cultura.

Comentários