O 5º Festival Cultural Atena de Frederico Westphalen
Sexta, 12 de Junho de 2015

Prezados amigos, no dia 20 de junho, acontece em Frederico Westphalen o 5º Festival Cultural da Associação Cultural Atena. Dada a importância do evento para a valorização da cultura local e regional viemos por este meio tratar do assunto junto dos prestigiados leitores deste grande meio de informação e formação de nossa região.

Desde a sua criação, a Associação Cultural Atena (ACA) se definiu como uma escola de formação integral, em que as pessoas possam se envolver com o aprendizado de questões artísticas, filosóficas, científicas e culturais, sentindo-se membros integrantes de uma organização que trabalha pelo restabelecimento da alegria, harmonia e satisfação do viver humano, à medida que se evoluem pelo autoconhecimento, pelas descobertas dos mistérios da vida e pelo trabalho voluntário sociocultural. Para cumprir com estes propósitos, a associação definiu três ideais norteadores de sua ação: o ideal da Fraternidade, o ideal da Tolerância e o ideal do Conhecimento. 

Entre as atividades desenvolvidas para se atingir estes ideais se configura a realização do Festival Cultural que está em sua 5ª edição. Isto porque, a associação entende que a realização deste evento seria uma forma de fortalecer e preservar a memória cultural e histórica do local, sendo igualmente um importante agente de incentivo á produção cultural e a formação da identidade local e regional. Identidade essa definida por Martins (2003, p. 42), como sendo em linhas gerais, esse sentido de pertencer que as pessoas trazem enquanto seres simbólicos que são. Esse ser de algum lugar, pertencendo a algum grupo, sentindo afinidade com algo que lhe resgata algo seu.

A intenção é trabalhar para que o evento seja uma marca do município e região, transformando-se no nosso “festival de inverno” e configurando-se no calendário do Estado do Rio grande do Sul, em que se possa anualmente apreciar as riquezas e produções culturais de nossa região, um evento que revela e divulga os talentos artísticos em todos os seus níveis socioculturais, que neste momento contempla as categorias de dança, música, fotografia, pintura, cinema, literatura e moda. 

Neste quadro, convido aos amigos leitores desta coluna e deste jornal a participarem ativamente neste evento, não só como artistas, mas como amantes e incentivadores de nossa cultura, pois participando, cada indivíduo sente que está entre um coletivo e, ao mesmo tempo, na reconstituição e recolhimento de sua identidade, ameaçada pela vida séria, cotidiana e regrada do mundo social em que nos encontramos.

A realização do Festival Cultural é uma das formas da ACA cumprir com a sua missão voltada para o desenvolvimento integral de seus associados e colaboradores tornando-os agentes da construção de um mundo mais justo e fraterno, e com a sua visão de ser reconhecida pela sociedade como uma associação de responsabilidade sociocultural que prima pela formação integral da pessoa humana. 

Comentários