Frederico Westphalen sede da 5ª edição do Siepex da Uergs
Sexta, 18 de Setembro de 2015

Prezados leitores, com o lema Frederico Westphalen Polo Educacional, Econômico e Cultural, a 5ª edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, será realizada em Frederico Westphalen nos dias 23, 24 e 25 deste mês de setembro de 2015. Nesse sentido, estamos a trazer aqui um pouco do significado e importância deste evento.

O Siepex é um espaço de socialização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e de outras instituições, sendo uma oportunidade para divulgar, promover e acompanhar os trabalhos de iniciação científica de estudantes de graduação das 23 Unidades da Uergs e das outras IES participantes. São três as áreas do conhecimento da Uergs que orientam a distribuição dos trabalhos: Ciências da Vida e do Meio Ambiente, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Engenharias. Nesta 5ª edição, é acrescentada uma nova área temática: a Interdisciplinar.

Já foram realizadas quatro edições do Salão, sempre em municípios em que há uma Unidade Universitária da Uergs, no sistema de rodízio, visando à integração e a socialização das experiências locais entre as Unidades. O evento é organizado por uma Comissão Central, composta por representantes do Gabinete do Reitor, das Pró-Reitorias, da Unidade que sedia o evento e pessoal do corpo técnico administrativo. Neste ano a Unidade Universitária da Uergs em Frederico Westphalen foi a eleita.

Para este ano, a Comissão Organizadora preparou algumas novidades, como a criação de um aplicativo para a realização das inscrições, a modernização do sistema de envio de resumos, e a organização de novos espaços e áreas temáticas para apresentações durante o evento. Pela primeira vez a programação do Siepex reserva um espaço para a realização de reuniões, para que estudantes, professores e funcionários possam discutir assuntos de seu interesse, sendo também uma oportunidade para discussões entre grupos de pesquisa e extensão e coordenadores de cursos.

Além disso, serão realizados, em paralelo, a 1ª Jornada de Pós-Graduação da Uergs buscando-se ampliar a participação dos alunos da Pós-Graduação da nossa Universidade e de outras instituições de Ensino Superior, com apresentação de seus trabalhos, participação das bancas da graduação, promovendo-se a formação continuada e crítica dos mesmos; e o 5º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Aproveito para convidar os ilustres leitores desta coluna e de deste importante jornal para participarem desse importante evento desta sua, nossa Universidade Estadual, para se inteirar das produções acadêmicas e científicas desenvolvidas para alicerçar o desenvolvimento regional sustentável do Estado do Rio Grande do Sul.

Comentários