Frederico Westphalen - sede da 5ª edição do Siepex da Uergs 1
Sexta, 25 de Setembro de 2015

Prezados leitores, damos por continuidade nesta coluna com as informações relativas à realização do 5º Siepex nesta semana de 23 a 25 de setembro, na unidade da Uergs aqui em Frederico, cujo lema é “Frederico Westphalen Polo Educacional, Econômico e Cultural”.

Para esta edição, são esperados de 850 a mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários das 24 Unidades Universitárias e de outras Instituições de Ensino Superior. Vale lembrar que as inscrições para ouvinte podem ser feitas até o primeiro dia do evento. O seminário terá 474 apresentações, sendo 224 trabalhos orais de graduação, 195 pôsteres, 23 oficinas e minicursos sobre diversos temas e 32 apresentações orais das pós-graduações da Universidade. A área de Ciências da Vida é responsável por 42% das apresentações, seguida da área de Ciências Humanas com 38%, Ciências Exatas e Engenharias com 13% e Interdisciplinar tendo 7% das apresentações.

Este 5º Siepex já está sendo considerado o maior da série, pois até ao término da montagem deste material tinham-se 850 inscrições para o transporte. Ao todo, tem-se a participação confirmada de 748 alunos, sendo 702 alunos de graduação, 46 alunos de Pós-Graduação e 109 professores e funcionários. Já realizaram o evento os municípios de Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, Santana do Livramento e Vacaria. A Uergs confirma mais uma vez, apesar das adversidades, a vitalidade e o dinamismo que regem as suas ações em prol do cumprimento de sua missão, de formar quadros e desenvolver estudos e pesquisas ao serviço do desenvolvimento social, cultural, e econômico deste estado e deste país.

Durante todos os dias do evento ter-se-á apresentações artísticas e culturais de artistas de grupos locais, nomeadamente, a Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cardeal Roncalli, na abertura do evento; Etnia Alemã de Frederico Westphalen e o cantor e dançarino Augusto Schefer para o dia 24 e Etnia Alemã da Argentina e o Grupo Canatabile, para o dia 25; sendo que em todos esses dias os acadêmicos da Uergs de Montenegro e de Frederico Westphalen também apresentarão os seus talentos artísticos. Ainda, no dia 24 a partir das 17h30 horas ter-se-á uma palestra com o título: “Desigualdades Regionais no RS: O caso das regiões periféricas” com o Prof. Dr. Rogério Luis Reolon Anése, doutor em economia.

Os alunos, funcionários e professores da Uergs - Unidade Frederico Westphalen, estão prontos para receber a todos com muito carinho e, com certeza, esta nossa bela cidade e a sua gente carinhosa estão prontas para acolher os ilustres visitantes provenientes de todo o Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil afora com a sua tradicional hospitalidade.

Comentários