5º Siepex da Uergs em Frederico Westphalen: um grande sucesso
Sexta, 02 de Outubro de 2015

Prezados leitores desta coluna neste jornal informativo e formativo de nossa região. O 5º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs foi encerrado na sexta-feira, dia 25 de setembro, em Frederico Westphalen, sendo destacadamente o maior e o melhor em termos organizativos, de integração, de quantidade e qualidade em trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão apresentados e de maior número de participantes, sendo mais de mil pessoas. Destacamos aqui alguns resultados.

Antes, vale ressaltar que a cada edição o Siepex é realizado em uma das 24 Unidades da Uergs, tendo ocorrido nas cidades de Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, Santana do Livramento, Vacaria e, este ano, em Frederico Westphalen, e, para a 6ª edição em 2016, Bagé foi a cidade escolhida. Ressalta-se que apesar de as Unidades estarem distantes geograficamente, com diferentes culturas e cursos, o evento comprova que existe uma sintonia forte entre todos em torno de uma Universidade integrada em seu meio. O Siepex promove um processo educativo de acolhimento, de organização local, de socialização e de superação por onde passa, potencializando as qualidades de cada unidade.

Nesse sentido, o 5º Siepex, realizado em Frederico, conseguiu congregar um número muito significativo de participantes, mas o que mais destaco é a qualidade dos trabalhos e o crescimento que a nossa Universidade tem na inserção nas comunidades, buscando respostas acadêmico-científicas às demandas locais. Foram apresentados 445 trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão, de graduação e pós-graduação, nas áreas de Ciências da Vida e Meio Ambiente, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias e Interdisciplinar. Junto ao Siepex, ocorreram a 1ª Jornada de Pós Graduação da Uergs e o 4º Seminário Institucional de Iniciação à Docência Pibid/Uergs.
Foram três dias de intensas convivências fraternas, aprendizagens, de socialização das atividades acadêmico-científicas, de cumplicidade amiga, de discussões de resultados científicos, de alternativas pedagógica e criativa para uma vida mais humana, de encontros, abraços e de muitos debates e de vivências de situações inimagináveis antes do 5º Siepex. Foi um show de coleguismo, companheirismo, vivências e aprendizagens que se levam para o resto da vida. Também foi muito criativo na medida em que superou discursos de uma crise financeira que assola nosso Estado.

Enfim, a Uergs saiu fortalecida como instituição de Estado, discutindo e debatendo seus rumos, para um agora e um futuro a longo prazo e como equipe que se reconhece nas realizações e nas possibilidades de ir mais longe. Parabéns à equipe Uergs de Frederico pela capacidade organizativa e de equipe e pelos resultados alcançados. Parabéns a Frederico pelo acolhimento fraternal e pela hospitalidade oferecida aos nossos visitantes.

Comentários