A FESTA DE DEBUTANTE
Sexta, 29 de Janeiro de 2016

Prezados leitores, nesta semana vamos tratar de uma data marcante e de profundo significado, a festa de 15 anos ou de debutante, com o intuito de contribuir para renovarmos nossa compreensão sobre a data e as razões de seu surgimento.

Mas antes, vale salientar que a palavra debutante se origina de “début”, que em francês significa estreia ou início. É uma festa realizada para as meninas que completem 15 anos de idade e tem como principal finalidade mostrar que a menina se tornou uma jovem mulher. O momento é celebrado num cerimonial com baile, no qual a família apresenta a filha à sociedade.

A festividade tem origem na Europa, em reinos antigos de atuais países como Áustria, Alemanha, França e Inglaterra, e era realizada pelas famílias nobres e ricas. É um dia de ansiedade muito aguardado pela maioria das moças, afinal, é nessa data que se realiza o tão sonhado momento de princesa. Normalmente, na recepção dos convidados a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia-noite trocava por um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai, tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

A principal finalidade do baile seria para mostrar que a menina já não era mais criança e assim atrair possíveis pretendentes para a moça e manter a aliança entre as famílias nobres. As danças executadas durante a festa variavam de acordo com os costumes locais, contudo, a valsa se tornou uma espécie de dança oficial desse evento. Essa tradição nobre de apresentar a filha para a sociedade se manteve com as famílias burguesas e chegou a todos os países colonizados pelos europeus.

Nessa festa única na vida de uma menina, os olhos dos presentes se voltam para a aniversariante com orgulho e admiração. Pois, aquela até a pouco menininha acabava agora de se tornar uma mulher. A partir do “début”, a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar.

Aqui no Brasil, a festa se popularizou na década de 50 do século XX, quando as famílias, para economizar, passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Nos anos 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa. A partir dos anos 90, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Hoje, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possui dois significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta.

Aproveito para desejar um feliz aniversário de 15 anos à minha filha Baluta Sané, comemorado no dia 25 deste mês de janeiro, lhe desejando a continuação de muita boa saúde, longa vida, paz, sucesso e muita felicidade, abençoada por Deus, ao lado dos seus entes queridos.

Comentários